Justiça do Amapá realiza o Programa Tempo de Brincar
A Justiça do Amapá lançou nesta segunda-feira (21) na Unidade de Promoção Integral Casa Chico Xavier, o Programa Tempo de Brincar. A entidade atende 45 crianças carentes com apoio escolar, atendimento médico e odontológico, alimentação e atividades recreativas e culturais. (VISUALIZAR FOTOS)
A ação tem como objetivo promover ações socioeducativas assistencialistas, e criar espaços lúdicos pedagógicos dentro das instituições de acolhimento e apoio às crianças vindas de comunidades de risco.
O Programa Tempo de brincar é resultado de uma iniciativa das juízas de Direito Substitutas, Ilana Kabaczink Luongo, Fabiana da Silva Oliveira e Marcella Peixoto Smith, que acreditam na importância de desenvolver as mais diversas potencialidades cognitivas de várias crianças, advindas do ato de brincar, ler e interagir com o meio social.
Na abertura da cerimônia de lançamento, Ana Coeli Dias de Araujo, vice-presidente da Federação Espírita do Amapá, agradeceu a parceria do Poder Judiciário com a Casa Chico Xavier. “As parcerias com os órgãos da Justiça são importantes, pois não há Justiça sem igualdade. O Tribunal e a equipe do Programa Tempo de Brincar estão de parabéns por lembrar que toda criança merece ser digna do direito de brincar, de realizar atividades lúdicas, para que se sintam pessoas com direito iguais a todos.”
A juíza Fabiana da Silva Oliveira contou que a iniciativa surgiu após algumas visitas que ela e as outras magistradas fizeram voluntariamente a instituições do Amapá, que atendem crianças e adolescentes.
As juízas perceberam a necessidade de adequar esses espaços a novos projetos pedagógicos e educativos para que as crianças pudessem brincar e entender um pouco mais sobre os projetos de cidadania, educação e aprendizado.
“Queríamos criar um espaço confortável para os menores desenvolverem suas atividades através de uma criação da brinquedoteca e área de recreação lúdica. Para tal feito conseguimos várias doações de brinquedos e livros, através de rifas e doações vindas de colegas magistrados”, explicou a juíza.
Durante o lançamento do Programa houve uma emocionante apresentação musical das crianças da Unidade que interpretaram a canção “Cativar”.
O Presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos, parabenizou as magistradas envolvidas no projeto e com orgulho ressaltou as mudanças do Poder Judiciário de ajudar e atuar em projetos sociais. Ele destacou ainda a importância do bom desenvolvimento de todas as crianças pelo futuro melhor do Amapá e do Brasil. “A Justiça do Amapá não é só sentença, não é só punir, mas é também participar e ajudar. E um dos exemplos está aqui”.
O Programa Tempo de Brincar iniciou pela Unidade de Promoção Integral Casa Chico Xavier. Mas a cada ano será escolhida uma nova instituição para equipar, melhorar as condições, buscar doações e recursos para as atividades sociais desenvolvidas naquela entidade.
-Macapá, 21 de Outubro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 21 Outubro 2013 04:40