Departamento de Sistemas implementa nova metodologia de desenvolvimento de Softwares
O Departamento de Sistemas realizou mais um curso de capacitação técnica, conforme estabelecido no cronograma de planejamento estratégico do TJAP. As aulas ocorreram no laboratório da Escola Judicial do Amapá. O curso foi executado pela Empresa Caelum, com sede no Rio de janeiro, que possui em sua grade curricular renomados instrutores de ferramentas de desenvolvimento de softwares, tendo se firmado como parceira do TJAP neste tipo de realização.
No curso, além do aprendizado em desenvolvimento de aplicações com JavaScript, ferramenta esta utilizada pela equipe técnica para soluções WEB, foi também apresentada uma metodologia com enfoque na experiência do usuário no momento do uso dos sistemas, além de conceitos de testes de Usabilidade.
Essa metodologia visa basicamente buscar respostas as percepções de um usuário como resultado do uso do produto, sistema ou serviço ofertado, viabilizando assim o objetivo do negócio através da avaliação de sua capacidade operacional, buscando, sobretudo, sua viabilidade, tendo suas principais características descritas na ISO 9241-210
Neste contexto, a Divisão de Sistemas Judiciários, conjuntamente com a Secretaria de Gestão Processual Eletrônica, procura aplicar os resultados práticos do último treinamento realizado, e utiliza como enfoque os novos procedimentos criminais em desenvolvimento. O Servidor Gerson Rodrigues, Chefe de Secretaria da 2a Vara Criminal da Comarca de Santana participou da execução do procedimento.
Atuando como observador o Assessor em Tecnologia da Informação Herbert Pimentel e como mediador o Diretor da SGPE, Josemir Mendes, o técnico da Comarca percorreu todos os trâmites disponibilizados para a execução desses novos procedimentos, onde após sua execução apresentou sua avaliação sobre as funcionalidades testadas, através da qual permitiu aos técnicos do DESIS mapear as principais dificuldades e problemas encontrados e assim poder planejar as melhorias necessárias para as novas implementações.
As técnicas de Usabilidade adicionadas ao know-how dos técnicos do DESIS, em muito irão contribuir para o refinamento e o aperfeiçoamento das diversas soluções em desenvolvimento, o que irá permitir assim a disponibilidade de um produto final com muito mais qualidade, objetivo esse sempre almejado pela Justiça do Amapá.
-Macapá, 28 de outubro de 2013-
Colaboração: Rosinaldo Gomes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 28 Outubro 2013 02:20