Juizado da Infância e Juventude de Macapá realiza o encerramento da 1ª turma do Projeto Ação Jovem - Seguros
O Juizado da Infância e Juventude de Macapá, da área de Políticas Pública entregou na manhã desta quinta-feira (10), os certificados aos 25 adolescentes que formaram a 1ª turma do Projeto Ação Jovem – Seguros. (VISUALIZAR FOTOS)
O projeto é uma iniciativa da Justiça do Amapá diante da necessidade de inserir adolescentes em risco social, no mercado de trabalho por meio de promoção da qualificação profissional dos menores, em articulação com organizações governamentais e não governamentais, como incentivo às políticas públicas no Amapá.
Durante o período de execução do projeto, técnicos do Senai/AP e do Sindicato de Corretores de Seguros e Empresas de Seguro, ministraram cursos voltados à integração social, por meio do conhecimento, e os primeiros passos à profissionalização, tais como: marketing pessoal, noções básicas da língua portuguesa, noções sobre seguro, orientação profissional e informática básica.
Para Maicon John Nunes Moraes, 17 anos e cursando a 8ª série do ensino fundamental, a participação no projeto é uma oportunidade para ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho. “Sem dúvida que, com o emprego, vou poder ajudar meus pais”. Ele acredita que a busca do conhecimento é fundamental para assegurar um bom emprego.
O projeto Ação Jovem – Seguro, para Wane Caroline, é uma porta que se abre para firmar e amadurecer seus conhecimentos. Ela ressalta que os estudos realizados no período do projeto vão repercutir muito no seu futuro profissional. “Tudo que aprendi vai fazer muita diferença lá na frente”.
A coordenadora do Juizado da Infância e Juventude e responsável pela área de Políticas Públicas, juíza Stella Simonne Ramos, destacou o evento como os primeiros frutos de um trabalho contínuo. Para a juíza, o nível do curso decorreu das parcerias, fundamentais na execução do projeto. E afirmou que “essa contribuição da Justiça pretende incentivar o adolescente a buscar sempre a conquista de seu espaço profissional”.
Para o Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, Presidente do TJAP, a Justiça do Amapá cumpre mais uma vez sua missão. “É o nosso papel. Além de fornecer Justiça, temos que nos aproximar do cidadão, sobretudo do jovem. Dar condições para que encontrem o caminho do desenvolvimento, através do estudo. Dessa forma, queremos ajudá-los a buscar o seu lugar no mercado de trabalho”.
Na parte final do evento, o professor Ocimar Aranhar palestrou o tema motivacional “Construindo Caminhos”. Na sequência, os alunos receberam e festejaram o recebimento dos certificados. Participaram ainda do acontecimento os familiares dos adolescentes; o dr. Paulo Hertz, diretor técnico do Senai/AP; o diretor do Sincor, Ulisses Ribeiro Brito; e representantes de órgãos estaduais.
-Macapá, 10 de Outubro de 2013
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Plácido de Assis e Rafael Melo
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 10 Outubro 2013 07:00