O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Imagem da Virgem de Nazaré em peregrinação à Corte de Justiça do Estado

missa nazare 12Uma celebração eucarística marcou a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Tribunal de Justiça do Amapá. A visita da imagem sacra aconteceu na manhã desta segunda-feira (07), como parte das festividades do Círio de Nazaré 2013. (VISUALIZAR FOTOS)

missa nazare 3A emoção tomou conta de serventuários e magistrados com a chegada da pequena imagem ao Tribunal. O presidente da Corte, Desembargador Luiz Carlos, recebeu das mãos do vice-prefeito de Macapá, Alan Sales, que conduziu a imagem da Santa, da vice-prefeitura até a Sede do Judiciário.

missa nazare 1Ao dar as boas vindas o Desembargador-Presidente fez a leitura de acolhida: “Irmãos e irmãs, ao receber esta pequena imagem, da padroeira da Amazônia, dizemos como Santa Izabel: que honra que a mãe do Senhor venha nos visitar. Seja bem-vinda ó mãe da fé e trazei para nós a palavra de vosso Filho – Pão Vivo a nos alimentar pelas estradas da vida”.

missa nazare 8O Desembargador destacou ainda que “é com muita honra que nós da Justiça do Amapá recebemos esta pequena imagem, que nos faz lembrar a Mãe de Deus a nos acolher e abençoar. Que saibamos atender aos anseios de Deus – Justiça diz respeito a Deus”.

missa nazare 11Após a chegada do cortejo festivo foi celebrada uma Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo de Macapá, Dom Pedro Conti. Um momento para cânticos, louvores e oração. Uma celebração que contagiou os participantes.

missa nazare 32Na homilia, o Bispo de Macapá ressaltou a grande responsabilidade da Justiça, na contemplação e interiorização da mensagem de fé, e sua aplicabilidade às funções do dia a dia, fazendo alusão à mensagem do anjo à Virgem Maria, que escutou, aceitou e fez dela um estilo e modelo de vida cristã. No sentido de sua beleza, grandeza e as consequências para a vida particular.

missa nazare 34Na conclusão, Dom Pedro destacou a importância da Justiça em sua missão a serviço da sociedade. “Devemos também, contemplar como algo grande, bonita, amorosa e justa na realização das obras humanas, ainda que limitadas, mas se visam à perfeição, sempre algo melhor vai acontecer”.

missa nazare 110Ao final do acontecimento litúrgico o Desembargador Luiz Carlos agradeceu a oportunidade de reavivar a fé com a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

missa nazare 111Ele destacou que momentos como esse, de fé e oração, tornam os seres humanos cada vez melhores, e pela fé, sobretudo pela interiorização dos ensinamentos sagrados que homens e mulheres ao longo da história testemunharam e deixaram como tesouro para todos nós. “Quem não se emociona com a história de São Francisco de Assis e outros santos, e também muitas pessoas que dedicaram e dedicam a vida a Deus e a causa humana”? O desembargador conclui pedindo muita luz a Virgem de Nazaré sobre o Judiciário do Amapá.

-Macapá, 07 de Outubro de 2013

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD