O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Sala de Depoimentos sem Danos está em fase de instalação

0saladepoimento 9A sala de “Depoimentos Sem Danos”, que vai funcionar no 2º pavimento do Fórum Desembargador Leal de Mira, já se encontra em fase de conclusão. É nesse ambiente que os chamados depoimentos especiais serão colhidos, isto é, depoimentos de criança, adolescentes e outras pessoas que foram violentadas.

0saladepoimento 3A instalação da sala vai evitar as constantes situações de constrangimento e vulnerabilidade por ocasião da audiência. A psicóloga Evelyn Benevides Carvalho, coordenadora do Núcleo Psicossocial do Juizado infanto-juvenil, lembra quando a pessoa violentada era ouvida em audiência, ficava exposta a perguntas constrangedoras por parte da defesa do acusado, tendo que passar por um processo de revitimização, a ponto de desestruturar o depoimento da vítima.

0saladepoimento 4Ela ressaltou que além do abuso sofrido pela vítima, novo trauma surgia quando da inquirição do advogado do agressor, na presença do juiz e de outras pessoas. Para evitar mais sofrimentos, a psicóloga explicou que há algum tempo a Vara da Infância da Justiça do Rio Grande do Sul implementou esse novo método, sendo posteriormente adotado por outros Tribunais estaduais. A iniciativa levou o Conselho Nacional de Justiça a baixar uma recomendação para que a prática fosse acolhida nas demais unidades do Judiciário brasileiro.

0saladepoimento 7A coordenadora do Núcleo Psicossocial do Juizado da Infância e Juventude de Macapá reforçou que a aplicação desse modelo não permite mais que vítima e agressor/acusado fiquem frente a frente.

0saladepoimentoO objetivo é resguardar a integridade psicoemocional da pessoa vitimada, muitas vezes por violência sexual. Ela garante que o ambiente será propício a garantir segurança e confiança aos participantes, uma vez que toda a coleta dos depoimentos será realizada por um profissional do Núcleo – assistente social ou psicólogo.

Com data ainda a ser definida para instalação e início das atividades, esta será a primeira das quatro salas de depoimentos sem danos.

-Macapá, 14 de outubro de 2013

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD