2º encontro de bolsistas do Judiciário do Amapá discute a postura e o ingresso no mercado de trabalho
O Departamento de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amapá realizou o segundo encontro com estudantes, que atuam como bolsistas no Poder Judiciário. O evento reuniu 70 adolescentes. (VISUALIZAR FOTOS)
Durante o encontro, foram repassadas informações sobre o comportamento e postura que os bolsistas devem adotar nos locais onde desenvolvem suas atividades. Além de dicas para o ingresso no mercado de trabalho.
A reunião abordou os pontos em relação à questão da apresentação pessoal, apresentação no ambiente de trabalho, relações interpessoais e temas delicados como a sexualidade, gravidez e aborto, assuntos imprescindíveis visto o público ser composto por adolescentes.
Na ocasião, foram pautadas as regras do uso correto de celular, do uniforme, cordialidade, proatividade, assiduidade e pontualidade; e ainda, a reflexão para as relações do dia a dia com a família, os amigos, a escola e o namoro.
Um momento inédito e especial foi participação de ex-bolsistas do TJAP que hoje estão bem encaminhados no mercado de trabalho. Eles deram depoimentos de suas trajetórias para inspirar os jovens. Os ex-bolsistas, José Tarcísio da Silva Teixeira e Tatyara Monteiro hoje trabalham no Corpo de Bombeiros e na Secretaria de Educação do Município, respectivamente.
“Um fato novo para essa reunião, por falamos de questão do futuro desses jovens, decidimos trazer exemplos de ex-bolsistas que nos orgulhamos, para mostrar a eles que é possível sim nós termos um futuro de vida melhor. Basta acreditar”, explicou Rosilene Campos, Diretora do Degesp.
A ex-Bolsista Tatyara Monteiro trabalhou no DEGESP do TJAP em 2011 e graças a sua carta de apresentação, fruto do seu bom desempenho, foi indicada para trabalhar em órgão do município. “O Tribunal de Justiça se preocupa com a formação de cada adolescente para nos tornarmos pessoas e profissionais de bem. Aprendemos a ter responsabilidade, ser pontual e criativo e por influência geralmente escolhermos o nosso futuro curso profissional pela experiência que temos atuando no Judiciário”, disse Tatyana.
Os momentos de espiritualidade e de motivação ocorreram por meio da parábola do lápis – onde a vida forja e prepara cada pessoa a deixar marcas e histórias no decurso da vida. E ao término do evento, embalados pela música do grupo Titãs “É preciso saber viver” foi um momento para levar os adolescentes à reflexão.
A Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Rosilene Campos, disse que o encontro é o segundo de uma ação que ocorrerá até o final do ano e pretende atingir 270 bolsistas. O primeiro encontro reuniu 100 adolescentes e foi realizado no Fórum da Comarca de Macapá.
-Macapá, 21 de Novembro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 21 Novembro 2013 04:03