Blitz educativa marca encerramento da II Semana Estadual de Conciliação
No encerramento da II Semana Estadual da Conciliação, foi realizada a Blitz educativa, que reuniu Magistrados, servidores, acadêmicos voluntários e colaboradores que foram às ruas da cidade para conscientizar a população da importância do entendimento e a paz entre as pessoas, para a ação que se tornará uma agenda permanente do Judiciário. (VISUALIZAR FOTOS)
O movimento na cidade foi bastante intenso. Em frente às Unidades do Judiciário foram distribuídos panfletos e folders informativos para os motoristas e pedestres, inclusive dentro dos ônibus, tudo com o objetivo de divulgar e promover uma campanha tão importante da Justiça do Amapá.
A presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Juíza Sueli Pini, acredita que ir às ruas ao encontro do povo para mostrar que a melhor saída para resolver problemas judiciais não é uma boa briga e sim, o diálogo, o entendimento e, por fim, a conciliação, tem tido grandes resultados. “A cada empreitada que a Justiça Amapaense realiza em prol da Conciliação, o nosso quantitativo melhora. Conseguimos um terço a mais que a 1ª Semana. A blitz educativa representa um simbolismo para contagiar a sociedade amapaense para essa nova cultura do Judiciário Brasileiro”, comemorou a magistrada.
Na zona norte, a concentração foi animada e engajada, pois além de incentivar a cultura da conciliação, também teve como foco a Campanha Paz no Trânsito. “A paz no trânsito está relacionada à conciliação. As pessoas precisam dividir a solidariedade no trânsito. Nosso objetivo é que no trânsito as pessoas se entendam e que suas vidas sejam protegidas com o diálogo e a paz”, explicou o Juiz Marconi Pimenta, titular do Juizado Especial Norte.
No Juizado Virtual, onde houve o maior número de acadêmicos voluntários, a servidora Sônia Regina dos Santos Ribeiro, ressaltou a importância dos jovens na ação. “A participação dos acadêmicos na Blitz faz com que eles participem de um trabalho sério e disseminem a cultura da paz, além de agregar conhecimento e experiência para o futuro profissional deles”.
Para o estudante da faculdade FAMA do curso de Direito, Thales Xavier de Figueiredo Menezes, esta foi uma experiência única. “Participar dessa ação foi enriquecedor, pois repassamos à sociedade que mediação e conciliação são meios de solução de conflitos pacíficos, onde não existe apenas uma parte vencedora”.
As blitzes da Conciliação ocorreram em frente ao TJAP, Fórum de Macapá, Juizado Especial Virtual, Juizado Especial da Unifap e no Juizado Especial Norte.
-Macapá, 30 de Setembro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Rafael Gomes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 30 Setembro 2013 08:44