Fórum da Comarca de Santana recebe simulação de Assembleia Geral da ONU, realizada pelo IFAP
O Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Santana recebeu, nesta segunda-feira (19), estudantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP) para a simulação de uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta foi a primeira vez que o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) cedeu o local para o IFAP para a realização deste projeto interdisciplinar. As atividades seguem até a quarta-feira (21), com a participação de três turmas de nível médio dos cursos técnicos em Comércio Exterior e Logística.
“Fomos muito bem recebidos pela diretora do Fórum, a juíza Larissa Antunes, que cedeu o espaço para os estudantes pudessem usufruir dessa experiência”, ressaltou a docente do IFAP e coordenadora da iniciativa, Gláucia Mendes. “É sempre um pouco mais delicado fazer introdução do estudo técnico de normas para adolescentes, então meu objetivo foi realizar a atividade de um jeito que eles pudessem ter um contato direto com as legislações dos Direitos Humanos e a partir desse conhecimento, entenderem e defenderem a importância desses direito no nosso dia a dia”, explicou.
Ao todo, 80 estudantes participam do trabalho interdisciplinar que une as disciplinas de Direito, Língua Portuguesa e Relações Internacionais do IFAP Campus Santana. O objetivo foi o aprofundamento cultural e a contextualização com os direitos humanos, de modo a estimular o pensamento crítico nos aspectos da cidadania, além de contribuir para o desenvolvimento da escrita técnica e oratória dos alunos.
A estudante Joana Quintela, do curso técnico em Comércio Exterior, representou o Reino Unido na simulação da Assembleia Geral da ONU e destacou a importância do momento. “Essa é uma experiência totalmente nova, pois somos uma das turmas que estavam em ensino remoto por conta da pandemia, então é a primeira vez que estamos tendo uma atividade como essa”, relatou.
“Com todo esse movimento que tivemos hoje, conseguimos adquirir muito conhecimento, principalmente no que tange à pesquisa. Fomos estimulados a pesquisar sobre um país que não nos interessaríamos usualmente e apresentados a uma nova cultura e constituição”, ressaltou a Joana.
Simulação Assembleia da ONU
A simulação é uma atividade acadêmica que permite aos estudantes praticar e experimentar teorias e ideias de modelos de organizações internacionais. Após pesquisas e treinamentos, são realizadas as simulações das reuniões realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). É uma prática bastante utilizada em escolas de Ensino Médio e no Ensino Superior.
- Macapá, 19 de Setembro de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Fernanda Miranda
Fotos: João Magnus
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 20 Setembro 2022 07:09