O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça do Amapá mantém condenação da CEA por interrupções no fornecimento de energia elétrica em Pedra Branca do Amapari em 2015

CamaraUnicaExtra_08092022_redux.JPGNa última quinta-feira (08), em Sessão Extraordinária, a Câmara Única do Tribunal de Justiça julgou em bloco mais de 200 processos referentes a um apagão ocorrido em 2015, em Pedra Branca do Amapari. O blackout, que durou três dias, resultou na condenação em 1º Grau da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) ao pagamento de indenizações aos autores.  A Companhia de Eletricidade recorreu das decisões proferidas em primeiro grau, e a Corte do TJAP decidiu, por maioria, pelo não conhecimento do apelo e confirmando o resultado inicial – que será aplicado a todos os processos com o mesmo objeto.

O julgamento em bloco é uma forma de garantir segurança jurídica em processos que contém o mesmo pedido. Desta forma, o instrumento permite que os resultados sejam iguais para todos os processos semelhantes, como o caso em questão - no qual centenas de pessoas entraram com ações pelo mesmo motivo contra a Companhia de Eletricidade. O julgamento em bloco é ainda uma forma de dar maior rapidez às decisões do Poder Judiciário. 

Entenda o caso
Durante os dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2015, a cidade de Pedra Branca do Amapari passou por uma interrupção contínua no fornecimento de energia elétrica, o que ocasionou inúmeros transtornos para os moradores da região e, consequentemente, uma grande demanda ao Poder Judiciário com pedidos de indenização. 

A partir deste fato, o Ministério Público instaurou o Procedimento Administrativo 0000014-51/2015, onde recomendou que a empresa restabelecesse o fornecimento e realizasse a manutenção da rede de distribuição advinda da subestação de Serra do Navio.

Em primeiro grau, o juízo da Comarca de Pedra Branca condenou e empresa a pagar indenização aos munícipes lesados por interrupções no fornecimento de energia elétrica, com posterior liquidação, nos termos dos Artigos 97 e 100 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O juízo do 1º Grau também julgou procedentes os pedidos condenar a Companhia de Eletricidade ao fornecimento de energia elétrica de forma eficiente, regular e contínua, excluídas as hipóteses em que seja necessária e legal a interrupção do referido serviço público, sob pena de R$ 10.000,00, por hora de inadimplemento. 

 

 - Macapá, 14 de setembro de 2022 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Maurício Gasparini
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD