Sessão Itinerante do 2º Grau é realizada em Porto Grande

itinerante porto grande 16O Plenário da Comarca de Porto Grande foi palco da 10ª Sessão Itinerante do 2º Grau. Os desembargadores Dôglas Evangelista Ramos, Carmo Antônio; Raimundo Vales; Agostino Silvério; o juiz convocado Mário Mazurek e o procurador de Justiça Nicolau  Crispino participaram da Sessão.  (VISUALIZAR FOTOS)

itinerante porto grande 25

No Plenário estiveram presentes juízes de direito, servidores do Judiciário, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, acadêmicos e a comunidade em geral.

itinernante porto grande 42Na abertura da Sessão, o presidente em exercício Desembargador Dôglas Evangelista, disse que a realização da Sessão em Porto Grande representa para ele uma imensa satisfação. “Visto que por muitos anos eu atuei como juiz eleitoral quando ainda era uma vila e hoje vejo o crescimento dessa cidade".

itinerante porto grande 3O Magistrado destacou ainda que a Sessão Itinerante é uma oportunidade para que os moradores da região possam entender como funciona o julgamento na Corte. “A finalidade é justamente mostrar às comunidades interioranas como são julgados seus recursos. Pois, muitas das vezes, o cidadão não tem a menor noção de como isso acontece. Hoje, a Justiça de 1º Grau já está bem mais perto da comunidade. Então, queremos aproximar também do 2º Grau”.

itinerante porto grande 15Durante a Sessão foram julgados processos de Apelações Criminais e Cíveis. A acadêmica do curso de Direito Lara Beatrice acompanhou os julgamentos do 2º grau e disse que foi uma verdadeira aula prática. “Absorvemos novos conhecimentos sobre temas como prova emprestada e recursos, e isso é muito importante para a nossa vida acadêmica e profissional”.

itinerante porto grande 37O Procurador de Justiça, Nicolau Crispino, destacou que fica muito honrado ao participar das Sessões Itinerantes do Judiciário. “Isso demonstra a preocupação do Tribunal com a interiorização da Justiça”.

Para 2013, ainda estão agendadas Sessões Itinerantes do 2º Grau para Oiapoque (07 de novembro) e Laranjal do Jari (06 de dezembro)

itinerante porto grande 4JUSTIÇA ITINERANTE - A Justiça Itinerante de 2º grau é regulamentada pela Resolução  023/2005, que prevê a realização de “sessões jurisdicionais do Tribunal  de Justiça – Pleno, Seção Única e Câmara Única – fora da capital, em  comarcas do interior. Esta foi a 10ª Sessão Itinerante para julgamento de processos em grau de recursos. A primeira foi em Vitória do Jari, a segunda em Oiapoque, depois Santana. Em 2012 houve em Calçoene; logo após em Laranjal do Jari; em seguida novamente, Oiapoque e, por último, em Porto Grande. Este ano já foram realizadas Sessões Itinerantes do 2º Grau em Ferreira Gomes, Calçoene e por último Porto Grande.

-Macapá, 27 de setembro de 2013-

Texto e Fotos: Bernadeth Farias

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD