Sessão Itinerante do 2º Grau é realizada em Porto Grande
O Plenário da Comarca de Porto Grande foi palco da 10ª Sessão Itinerante do 2º Grau. Os desembargadores Dôglas Evangelista Ramos, Carmo Antônio; Raimundo Vales; Agostino Silvério; o juiz convocado Mário Mazurek e o procurador de Justiça Nicolau Crispino participaram da Sessão. (VISUALIZAR FOTOS)
No Plenário estiveram presentes juízes de direito, servidores do Judiciário, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, acadêmicos e a comunidade em geral.
Na abertura da Sessão, o presidente em exercício Desembargador Dôglas Evangelista, disse que a realização da Sessão em Porto Grande representa para ele uma imensa satisfação. “Visto que por muitos anos eu atuei como juiz eleitoral quando ainda era uma vila e hoje vejo o crescimento dessa cidade".
O Magistrado destacou ainda que a Sessão Itinerante é uma oportunidade para que os moradores da região possam entender como funciona o julgamento na Corte. “A finalidade é justamente mostrar às comunidades interioranas como são julgados seus recursos. Pois, muitas das vezes, o cidadão não tem a menor noção de como isso acontece. Hoje, a Justiça de 1º Grau já está bem mais perto da comunidade. Então, queremos aproximar também do 2º Grau”.
Durante a Sessão foram julgados processos de Apelações Criminais e Cíveis. A acadêmica do curso de Direito Lara Beatrice acompanhou os julgamentos do 2º grau e disse que foi uma verdadeira aula prática. “Absorvemos novos conhecimentos sobre temas como prova emprestada e recursos, e isso é muito importante para a nossa vida acadêmica e profissional”.
O Procurador de Justiça, Nicolau Crispino, destacou que fica muito honrado ao participar das Sessões Itinerantes do Judiciário. “Isso demonstra a preocupação do Tribunal com a interiorização da Justiça”.
Para 2013, ainda estão agendadas Sessões Itinerantes do 2º Grau para Oiapoque (07 de novembro) e Laranjal do Jari (06 de dezembro)
JUSTIÇA ITINERANTE - A Justiça Itinerante de 2º grau é regulamentada pela Resolução 023/2005, que prevê a realização de “sessões jurisdicionais do Tribunal de Justiça – Pleno, Seção Única e Câmara Única – fora da capital, em comarcas do interior. Esta foi a 10ª Sessão Itinerante para julgamento de processos em grau de recursos. A primeira foi em Vitória do Jari, a segunda em Oiapoque, depois Santana. Em 2012 houve em Calçoene; logo após em Laranjal do Jari; em seguida novamente, Oiapoque e, por último, em Porto Grande. Este ano já foram realizadas Sessões Itinerantes do 2º Grau em Ferreira Gomes, Calçoene e por último Porto Grande.
-Macapá, 27 de setembro de 2013-
Texto e Fotos: Bernadeth Farias
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 27 Setembro 2013 03:28