O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Parceiro Digital: programa de acessibilidade do Tribunal de Justiça chega aos 16 municípios do Amapá

parceirodigitalmunicipios_01.jpgEmpreendedores dos 16 municípios do estado do Amapá já integram oficialmente o Parceiro Digital, programa do Tribunal de Justiça que consiste em garantir apoio na missão de ampliar a acessibilidade remota aos serviços do Judiciário por meio da internet. O projeto objetiva o compartilhamento de rede wi-fi (internet sem fio) dos estabelecimentos parceiros com as pessoas que necessitam utilizar os serviços da Justiça e estejam sem acesso próprio (pacote de dados móveis ou internet residencial) para que possam participar de audiências e de outros atos judiciais.

Para o empreendedor Adeilton Veras Melo, proprietário da Porto Ótica e da loja Belle Femme – no município de Porto Grande, a iniciativa é fantástica porque é, sobretudo, “uma ajuda essencial para quem precisa acessar os serviços da Justiça pela internet e estamos muito felizes pela parceria”.

 

Quem também aderiu ao Parceiro Digital foi Adauto de Aquino Sá, proprietário da rede de supermercados Forte Supermercado, de Serra do Navio e Pedra Branca. “Queremos contribuir com a população que não tem como acessar esses serviços e precisa da internet para verificar processos ou participar de alguma audiência. Já fazíamos isso para quem pedia, mas agora vamos ajudar ainda mais”, ressaltou.

 

Uma equipe do TJAP viajou ao município para fixar os adesivos identificadores dos parceiros, colocados em pontos estratégicos nos centros comerciais dos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Ferreira Gomes para dar maior visibilidade às pessoas que precisam.

 

O desembargador-presidente Rommel Araújo garante que a iniciativa significa cidadania e democracia digital. “Com este trabalho em andamento nos tornamos ainda mais próximos do cidadão que vive em áreas mais distantes, especialmente o que tem poucos recursos financeiros e dificuldade de acesso próprio à internet, pois agora ele não precisa vir ao Judiciário se nós estamos indo até ele”, disse.

Iniciado no mês de julho, o Programa Parceiro Digital já foi levado para todos os municípios e alcançou empreendimentos de diversos segmentos que ajudarão a população. Além da parceria com o comércio, o TJAP também assinou acordos de cooperação com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel/AP).

Assim que iniciarem a sinalização dos novos Parceiros Digitais, o público também poderá conectar-se nos fóruns da Justiça do Amapá, em delegacias e escolas públicas, além de em secretarias de estado, museus, bares e restaurantes na capital.

 

- Macapá, 08 de Setembro de 2022 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lilian Monteiro
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD