Combate à violência doméstica: palestra ministrada pela equipe do Juizado da Mulher de Macapá e Programa de Mediação Escolar marca penúltima ação da Campanha Agosto Lilás

agostolilascampanhaescolar_1.JPGNa manhã de terça-feira (30), o Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Juizado da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Macapá e do programa de Mediação Escolar do TJAP, leva a campanha Agosto Lilás para o Colégio Elitte. Cerca de 150 alunos, com idades de de 12 a 17 anos, assistiram à palestra Lei Maria da Penha, que teve como objetivo ensinar a identificar as variadas formas de violência doméstica e promover a paz em casa e na escola.

agostolilascampanhaescolar_7.JPGDe acordo com a supervisora do Programa de Mediação Escolar e Social, Euzinete Bentes, esta palestra representa uma oportunidade para educar e orientar meninos e meninas desde cedo. “Essa ação busca proporcionar que eles cresçam com a responsabilidade de respeitar o seu parceiro, sua família e suas relações. Se não pudermos mudar os homens que já estão cometendo esses crimes, nós devemos trabalhar a prevenção e usar a educação dos nossos jovens, para que os meninos não se tornem maridos, namorados, irmãos ou pais violentos e que as meninas compreendam seus direitos e o que fazer ao testemunhar ou sofrer violência”, explicou.

 

Os alunos ficaram empolgados com a peça sobre os ciclos de tipos de violência que foi representada pelos próprios estudantes de forma lúdica.  

 

agostolilascampanhaescolar_6.JPGA aluna Maria Clara do 9º ano, conta seu momento favorito: “adorei a apresentação, foi importante porque agora nós sabemos como identificar melhor os possíveis sinais de abuso, caso venha a acontecer com a gente e como denunciar”, revelou a estudante.

 

Além de conhecer sobre como identificar essas formas de violência, ao fim da palestra, os alunos são informados sobre os principais meios de denúncia, dentre eles a Delegacia Especializada de Violência contra a mulher (DCCM), Hospital da Mulher Mãe Luzia, a Delegacia Virtual e o Disque Denúncia de Violência Contra a Mulher, bem como a Polícia Militar e a Defensoria Pública do Amapá (DPE).

 

agostolilascampanhaescolar_3.JPGEsta é a penúltima ação para o encerramento do Agosto Lilás que completará sua programação com a ação “Maria da Penha vai à praça" nesta quarta-feira, 31 de agosto, em frente à casa do Artesão.

 

Macapá, 31 de agosto de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Luke Araújo
Fotos: João Magnus
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficialstagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD