TJAP inaugura EcoPonto para coleta de garrafas PET em parceria com Sebrae/AP
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae/AP), recebeu e inaugurou oficialmente um EcoPonto de coleta de garrafas PET. A cerimônia realizada nesta sexta-feira (19) e o equipamento, com capacidade para 1500 garrafas de 1,5L, está instalado na sede do TJAP, na Rua Procópio Rola (próximo à entrada do estacionamento). Todo o resíduo PET produzido no Tribunal será encaminhado do coletor e pode ser usado para a coleta seletiva deste resíduo por toda a comunidade.
A iniciativa, batizada de Programa TJAP Responsável, integra o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Amapá, que foi produzido em estreito alinhamento com o Planejamento Estratégico 2021 - 2026. A parceria também atende a Resolução nº 400/2021 do CNJ, que instituiu a Política de Sustentabilidade no Cenário Nacional.
Todo o PET coletado será encaminhado pelo Sebrae para a Associação Amigos do Mucajá, que trabalha com a reciclagem e desfio da pet para fabricação de vassouras.
Na cerimônia o desembargador Rommel Araújo já sugeriu a ampliação da parceria. “Hoje temos um EcoPonto na sede do TJAP, mas podemos ter um EcoPonto em cada espaço, como o Fórum de Macapá, os Juizados Especiais etc.”, observou. “Além de contribuir com a matéria prima, que é resíduo do nosso consumo, e auxiliar na coleta de outros, pois o EcoPonto pode e deve ser usado por qualquer passante, nós também podemos passar a adquirir os produtos resultantes da reciclagem das garrafas PET coletadas”, complementou o presidente do TJAP.
O Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Estado do Amapá foi elaborado tendo como tema direcional Responsabilidade Social, com o objetivo de fortalecer a atuação socioambiental, alinhado com o Planejamento Estratégico 2021-2026 do TJAP. Seu objetivo é promover e desenvolver ações que contribuem para a disseminação da relevância dos aspectos relacionados ao meio ambiente e a projetos de inclusão social, fortalecendo a consciência dos direitos, deveres e valores. Assim, para efetivação do objetivo estratégico delineado pelo TJAP, foi instituído o Programa TJAP Responsável.
Também participaram da cerimônia: o gestor do Núcleo Socioambiental do TJAP, Luiz Felipe Zampa; a diretora técnica do Sebrae/AP, Marciane Santo; o superintendente do Sebrae/AP em exercício, o Marcell Harb Houat; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Iraçu Colares; além de membros da Associação Amigos do Mucajá.
- Macapá, 19 de agosto de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 19 Agosto 2022 13:52