Empreendedorismo e mercado de trabalho: Escritório Social do Amapá realiza a formatura de cursos de qualificação profissional para egressos do sistema prisional e familiares
O Museu Sacaca foi palco, na terça-feira (09), para a Formatura dos Cursos de Capacitação Social das turmas de Gesseiro, Pintor de Obras e Vendedor. O evento é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado, por meio da Vara de Execuções Penais de Macapá e do Escritório Social do Amapá, Secretaria de Estado da Educação (SEED), Programa Nacional de Acesso ao Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé Saris.
Os cursos ofertados que tiveram inicio em 09 de maio e duração de aproximadamente 2 meses, totalizando 40 concluintes. Os conteúdos abordaram autoconhecimento, gestão e orientação empreendedora, desprisionização por meio da valorização dos potenciais, capacitação e elaboração de planos de desenvolvimento pessoal.
O objetivo deste trabalho é a qualificação profissional, empreendedorismo e inclusão no mercado formal de egressos do sistema prisional; pessoas em cumprimento de pena (nos regimes aberto, semiabertos e fechados); e ainda familiares destas pessoas. Além da qualificação, o projeto ainda tem como intuito proporcionar condições favoráveis aos jovens para que possam se profissionalizar na área que desejam, visando desenvolver habilidades de trabalho e melhorar seu currículo.
“O que realmente muda as nossas vidas são as escolhas que fazemos todos os dias. E aqui fizemos a maior e melhor escolha: a capacitação profissional. Acreditamos que o trabalho dignifica e que com o conhecimento podemos superar estigmas e preconceitos”, comemora o orador da turma de gesseiros Wendell Rodrigo de Morais.
O programa Liberdade e Cidadania de Macapá e o Transformando Vidas de Santana são parceiros que acreditam que por meio do trabalho é possível haver a reinserção social, como também o Conselho da Comunidade, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), o Sistema Nacional de Emprego (SINE), Casa do Trabalhador, Fecomércio e a Vex construção.
- Macapá, 15 de agosto de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Beatriz Haussler
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícia
- Detalhes
- Criado: Segunda, 15 Agosto 2022 07:00