Vara Única de Vitória do Jari contorna pandemia, enchentes e faltas de energia com uso do atendimento remoto
Para quem acha que a tecnologia de atendimento remoto e internet são coisas de capital, a Comarca de Vitória do Jari está aí para mostrar que não é bem assim. Atuante na promoção da Justiça e da paz social em um dos pontos mais distantes e de difícil acesso do estado do Amapá, a Vara Única de Competência Geral de Vitória do Jari tem registrado um trabalho intenso e um foco por parte da própria população no atendimento virtual. Com a disponibilidade do Balcão Virtual como principal mecanismo de acesso, a ferramenta possibilita não apenas o envio de mensagens ao e-mail institucional da unidade, mas também ao WhatsApp e às Salas Virtuais no Zoom, a grande maioria da população não mais procura a unidade de forma presencial.
Segundo Tiago Matias de Souza, servidor e chefe de secretaria em exercício da unidade, o atendimento por videoconferência foi positivo não apenas para contornar a pandemia, mas também as enchentes e, esta semana, a falta de energia. “Com a unidade às escuras, assim como boa parte da cidade, buscar o atendimento presencial seria dar viagem perdida, mas seguimos com as atividades de nossas próprias residências e mantivemos a prestação jurisdicional”, garantiu.
Para além dos obstáculos citados, o servidor acrescentou que a própria hipossuficiência (baixa renda) de partes processuais tornou interessante o atendimento remoto, pois “como o Fórum fica em um extremo da cidade e o Centro fica em outro, o deslocamento de ida e volta pode chegar facilmente a um custo de R$ 16,00, o que muitas vezes pode fazer falta no orçamento de uma casa e mesmo na alimentação daquela família”.
Como a ênfase no atendimento remoto tornou-se uma prioridade por parte da população, o servidor entende que a população foi presenteada com uma opção a mais no atendimento, o que facilitou o acesso do jurisdicionado ao Poder Judiciário. “A própria população comprou a ideia e tem demonstrado cada vez mais interesse na modalidade virtual de atendimento, inclusive tendo superado o percentual de 90% da demanda”, ressaltou Tiago.
O Fórum de Vitória do Jari segue com os serviços presenciais, por mais que sejam apenas pontuais diante de toda a demanda, sem perder de vista os cuidados e recomendações de saúde diante do novo aumento de casos de Covid-19. O uso de máscara nas dependências da unidade, a higienização de mãos com álcool em gel e os cuidados necessários de distanciamento para evitar o contágio seguem aplicados e cobrados na unidade.
Embora o titular da Vara Única de Competência Geral de Vitória do Jari seja o juiz André Gonçalves, atualmente afastado para atuar como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do TJAP, quem responde pela unidade atualmente é a juíza substituta Mayra Júlia Teixeira Brandão.
Para entrar em contato com o Fórum de Vitória do Jari basta acessar o Balcão Virtual da unidade ou utilizar os seguintes contatos:
- Balcão Virtual/Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6509871893
- E-mail Institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- WhatsApp - (96) 98414 1932
- Macapá, 27 de julho de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Arte: Carol Chaves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 27 Julho 2022 09:16