Resultado parcial de acordos na II Semana Estadual da Conciliação
No primeiro dia do evento, das 646 audiências agendadas, 140 resultaram em acordos positivos. O destaque das negociações ficou para os Juizados Norte e Sul. (VISUALIZAR FOTOS)
De acordo com o relatório fornecido pela Secretaria de Gestão Processual Eletrônica do Tribunal de Justiça, as Comarcas que lideraram os acordos na segunda-feira foram as de Macapá, Laranjal do Jari e Santana, respectivamente. Na capital, foram 57 conciliações positivas no Juizado Norte, 54 no Juizado Sul e 35 no Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
A expectativa desta II edição é fechar pelo menos 80% dos acordos referentes aos 3.035 processos agendados vindos de todas as Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais da Capital e Interior, além de Secretarias de 2º Grau, com 12 processos que desceram para a Central da conciliação em busca de uma nova composição.
Para esta edição, estão envolvidas cerca de 500 pessoas, entre magistrados, servidores, colaboradores e parceiros como Faculdades, Ministério Público, CRTN e Projeto Mala Mágica, com a realização de leituras e atividades recreativas.
A servidora Sônia Regina Ribeiro, conciliadora credenciada pelo CNJ, ressalta que nessa ideia de mudança de cultura da paz, é importante saber que o processo causa um estresse. “Por isso nós trazemos os nossos parceiros que são o CRTN e as faculdades de fisioterapia. cedo”.
Os conciliadores para intermediar melhor os casos tiveram, durante meses, aulas e treinamentos de técnicas consensuais, de abordagem e de métodos alternativos de solução de conflitos para que partes tenham chance de conversar, negociar e chegar a um acordo justo e bom para todos.
As ações da II Semana Estadual da Conciliação tiveram início da segunda-feira (23.09) e prosseguem até o dia 28 com as audiências sempre nos horários de 8h00 as 14h30.
-Macapá, 24 de Setembro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 24 Setembro 2013 03:40