TJAP recebe imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge como parte da programação da tradicional festa que ocorre na vila de Mazagão Velho
Em 2022 a tradicional Festa de São Tiago, realizada em Mazagão, completa 245 anos. Por isso, na manhã desta sexta-feira (15), foi a vez do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), receber a visita das imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge. Como forma de convidar a população, a Comissão do Instituto Cultural da Festa de São Tiago (ICFST) realiza o translado das imagens por diversos órgãos públicos do Estado.
Por conta da pandemia da COVID-19, a festa de São Tiago não tem sido realizada nos moldes tradicionais, mas este ano ela volta com toda a sua glória. “É uma alegria imensa para nós, do TJAP, recebermos as imagens de São Tiago e São Jorge. Sabemos que essa tradicional festa mantém a fé dentro da cultura amapaense e esperamos que esse ano todos possam prestigiar esse momento”, disse o desembargador Mário Mazurek, representando o presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo.
Jó Barreto, Relações Públicas do evento – neste ato representando o presidente do ICFST, Alexandre Queiroz de Jesus –, reforçou o convite para todos os presentes. “Convidamos a todos para que possam visitar nossa comunidade. A programação se inicia amanhã (16) e vai até o dia 28 de julho”, disse.
A visita das imagens peregrinas foi marcada também por uma apresentação do ritmo Vominê, que simboliza a comemoração da vitória dos cristãos sobre os mouros e é dançada sempre na alvorada do dia 24 de julho.
Festa de São Tiago
A festa de São Tiago é uma grande tradição, histórica, cultural e religiosa. É marcada pela encenação da batalha campal entre mouros e cristãos. A dramatização tem início com a apresentação dos grupos e a troca de embaixadas, quando o emissário do rei cristão propõe aos mouros que aceitem o cristianismo e, mediante a negativa, declara-lhes guerra. Os participantes vestem trajes tradicionais adornados – cristãos com cores azuis ou brancas e mouros com vermelho.
Para este ano, a programação conta com missas, procissões, ladainhas, bailes de máscaras, “arraiás”, além da tradicional encenação que reconta a guerra entre mouros e cristãos e a aparição de São Tiago, no dia 25 de julho.
No último dia da programação, 28 de julho, é encenada a batalha entre mouros e cristãos, apresentada por crianças da região.
Macapá, 15 de julho de 2022
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Clarice Dantas
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 15 Julho 2022 12:03