O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

“Foi na Biblioteca do TJAP que encontrei motivação e foco para estudar para concursos públicos”, disse João Pinheiro, servidor da UNIFAP

concurseirosbibliotecatjaaprovadosss-_1_.jpgJoão Pinheiro, atualmente servidor da UNIFAP em Oiapoque, começou a frequentar a Biblioteca do Tribunal de Justiça do Amapá ainda no ensino médio, quando uma colega o convidou para estudar no espaço. Ao chegar lá, João encontrou outras três pessoas estudando para concursos e ali se desenvolveu uma amizade – logo estariam estudando juntos diariamente para atingir seus objetivos. “Quando eu passei foi uma grande alegria, pois foram sete anos de estudos intensos até minha aprovação em 2018”, registrou. “Mas ainda não parei, pretendo continuar os estudos até conseguir entrar em algum tribunal”, garantiu João.

O grupo conta com outros cinco alunos aprovados: Rômulo Pinheiro e Jordane Sousa, que ingressaram nos quadros da Polícia Civil; Alessandro Moraes, hoje servidor no Instituto Federal do Amapá (IFAP); Diego Silva, atualmente na Polícia Militar; e Raimundo Pantoja, aprovado no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).

 

concurseirosbibliotecatjaaprovadosss-_5_.jpgJordane Sousa, 35 anos, é formada em Letras e atualmente é acadêmica de arquitetura. Ela usufruiu da Biblioteca do TJAP durante os anos de 2017 e 2018, quando participou do grupo de estudos. Para ela a biblioteca foi de grande importância para aprimorar seus estudos e fortalecer-se emocionalmente. “Além das pessoas maravilhosas, as servidoras da Biblioteca nos davam conselhos, carinho, material – e, muitas vezes, até lanche”, relatou. Atualmente, Jordane é servidora pública e atua como Agente da Polícia Civil.   

 

Instrutoras

Há 25 anos Simone Menezes se tornava diretora da biblioteca do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1991 e em Administração, com habilitação em Gestão da Informação pela Faculdade de Macapá (FAMA) em 2006, ela enxerga na Biblioteca Pública um papel social indispensável de incentivo ao estudo e à formação de novos profissionais para a sociedade. “O servidor público não deve ser apenas mais um, deve tentar se destacar ao máximo e sempre procurar ajudar e contribuir com aqueles que precisam da sua ajuda”, defende Simone.

 

Marcíria Bispo é formada em Direito e secretariado executivo, trabalha no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) há 30 anos e, nos últimos nove, vem desenvolvendo a função de Bibliotecária na instituição. A servidora pública afirma que durante esse período entrou em contato com diversos estudantes, mestrandos, doutorandos e “concurseiros” que buscaram a Biblioteca do TJAP para auxiliar nos seus estudos.

 

“Até hoje temos contato com essa turma, eram mais de seis alunos que estudavam diariamente aqui. Eu admiro muito a persistência deles, que chegavam aqui às 08 horas e só saiam às 05 da tarde, estudando direto”, registrou a servidora. Tenho eles como uma família”, garantiu Marcíria. “Nunca existiu qualquer tipo de individualismo entre os estudantes, todos se desenvolviam de forma coletiva”, ressaltou.

 

TJAP Social

concurseirosbibliotecatjaaprovadosss-_2_.jpgA Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira, ou simplesmente Biblioteca do TJAP, tem como finalidade servir de suporte às atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e objetiva subsidiar a demanda de solicitações provenientes de todos os setores e dos usuários externos, procurando orientar os usuários quanto à utilização dos serviços oferecidos, a segurança dos documentos sob sua guarda e a disponibilidade das informações, possibilitando uma crescente interação entre biblioteca e usuário.

 

O Tribunal de Justiça do Amapá criou um espaço aconchegante, com mesa grande, ar condicionado, computadores e livros, para ajudar a quem necessita de um espaço repleto de conhecimentos para estudar.

 

Atualmente o espaço está com o número de vagas limitadas para atendimento devido à pandemia da covid-19, mas a Biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30 horas. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Biblioteca do TJAP pelo telefone (96) 9.8122-0746.

 

 Macapá, 15 de julho de 2022

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Addan Vieira

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD