O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça Criminal na era tecnológica é tema de debate no Fórum Nacional de Juízes Criminais, em São Paulo

FORUMJUIZESCRIMINAIS-_1_.jpegNo período de 23 e 25 de junho, a Justiça Criminal do Amapá esteve representada no V Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc), que teve como sede a Escola Paulista da Magistratura (EPM), com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Com o tema central “Desafios da magistratura: Justiça Criminal na era tecnológica”, o evento contou com a participação do desembargador Carmo Antônio de Souza, penalista com doutorado em Ciências Criminais, e dos juízes Diego Moura, titular da 1ª Vara Criminal de Macapá, Matias Pires, titular da 5ª Vara Criminal de Macapá, e da juíza substituta Mayra Teixeira Brandão.

 

FORUMJUIZESCRIMINAIS-_2_.jpegDe acordo com a organização, o Fonajuc toma a iniciativa de reunir a comunidade de operadores do direito (magistrados, promotores e procuradores de Justiça, advogados e demais juristas) para discutir assuntos ligados à prestação jurisdicional no contexto das relações humanas no ambiente digital. Entre os temas estão: audiências por videoconferência, provas nos crimes digitais e cybercrime, entre diversos outros.

 

Segundo o desembargador Carmo Antônio de Souza, “estamos discutindo fundamentalmente a Justiça Criminal na era tecnológica e os novos desafios que enfrentamos neste contexto”.

 

“Entre os desafios que podemos citar estão as audiências por videoconferência. Também discutimos blockchain (é um livro de razão pública ou livro contábil) que faz o registro de uma transação de moeda virtual - a mais popular delas é o Bitcoin- e outras novas tecnologias para tramitação segura dos nossos dados”, concluiu o desembargador Carmo Antônio de Souza.

 



- Macapá, 27 de junho de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD