“Não podemos perder a nossa força de vontade, hoje falo para a garotada que o esporte muda tudo, edifica, coloca a gente em vários lugares”, afirmou o tetracampeão Mundial de Boxe, Popó Freitas, na palestra do projeto Juventude em Movimento do TJAP
“Esporte Muda e Edifica sua Vida”! Este foi o tema da palestra feita pelo tetracampeão Mundial de Boxe, Acelino Freitas, o Popó, para mais de 300 crianças e adolescentes assistidos pelo projeto Juventude em Movimento do Tribunal de Justiça do Amapá, desenvolvido por meio do Juizado da Infância – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas. O evento ocorreu nesta terça-feira (21), no Tribunal Regional Eleitoral, na zona norte da cidade. (ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS)
No encontro, Popó contou um pouco da sua história de vida, das dificuldades, das superações que o fizeram um vencedor. Ao longo de seus 46 anos, ele teve uma carreira vitoriosa, conquistou quatro títulos mundiais de boxe, em duas categorias: super pena e leve elevando o Brasil ao lugar mais alto do pódio com um dos nocautes mais rápidos da sua carreira e um dos mais rápidos da história do boxe mundial.
“Não podemos perder a nossa fé, a nossa força de vontade. Hoje falo para essa garotada que o esporte é o que muda tudo, edifica, coloca a gente em vários lugares. Dormi no chão até os 23 anos, mas consegui vencer, então, todos nós podemos. Consegui dar visibilidade a esse esporte que não é muito divulgado. Mas sempre repito para as crianças e jovens que é necessário estudar em primeiro lugar, porque o conhecimento agrega tudo”.
O projeto Juventude em Movimento é uma parceria do TJAP com várias instituições públicas e privadas para onde são encaminhados crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante a palestra, mais de 300 crianças e adolescentes participantes do projeto estiveram presentes.
O presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo, disse que o esporte é a saída, muitas vezes, para aquela situação de risco. “Nós da Justiça estamos sempre atentos e ajudando todas as crianças e jovens a terem novas oportunidades, assim como nesse projeto Juventude em Movimento, que é fundamental para formação desses adolescentes. O papel do esporte em uma sociedade é amplo e tem grande relevância para a inclusão social”, complementou.
O titular da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude da Justiça do Amapá (CEIJ), desembargador Gilberto Pinheiro, falou que a palestra é um grande incentivo para as crianças e jovens. “O Popó é uma lenda viva do boxe, do esporte, então isso servirá como incentivo para essa garotada, para esses jovens que precisam de um norte, e é com exemplos que a gente mostra o caminho”, explicou o magistrado.
A titular do Juizado da Infância e da Juventude - Área de Políticas Públicas, juíza Laura Costeira que coordena o projeto, acrescentou que esporte é uma ferramenta transformação e inclusão social. “Atendemos mais de 500 crianças e adolescentes em diversos bairros e Macapá e no distrito do Bailique. O incentivo à prática esportiva pode mudar a realidade desses jovens, além de formar campeões do esporte e da vida. O esporte muda vidas, isso é um fato. Cria valores, desenvolve habilidades sociais, tiram elas das ruas e as leva para a escola em atividades saudáveis e que podem abrir novas possibilidades nas vidas desses jovens”, concluiu a magistrada.
Gabriel Miranda, 13 anos, morador do bairro Marabaixo, que participa do projeto desde 2021, afirma que o Juventude em Movimento mudou a sua vida. “Antes eu ficava só de bobeira em casa, depois que comecei a frequentar e jogar futebol e basquete, eu me tornei mais responsável, mais disciplinado. Quero ser campeão igual ao Popó, mas como ele falou, tenho que estudar sempre”, ressaltou.
O instrutor de Muay thai , Antônio Amanajás do distrito do Bailique, contou que o Juventude em Movimento funciona em dois polos, nas comunidades de Vila Progresso e Jaranduba e atende mais de 200 crianças. “Há quatro anos recebemos o apoio do TJAP e melhorou muito o nosso projeto social, recebemos material, apoio logístico. É lindo ver o brilho nos olhos dos nossos alunos e receber um muito obrigado ao final de cada treino. Nossos alunos também estão sendo capacitados e se transformam em instrutores”, salientou o instrutor sobre a felicidade em ensinar o esporte em uma região tão cheia de adversidades.
Cerimônia
A cerimônia contou a apresentação do Hino Nacional e Canção do Amapá na voz de Silmara Lobato, e do grupo de marabaixo da Associação cultural Raízes da Favela Dica Congó. Além disso, foram distribuídos mais de 300 kits de camisas do projeto Juventude e Movimento, com garrafinhas de água para os treinos.
Juventude em Movimento
Promover a Inclusão Social de crianças, adolescentes e Jovens por meio do esporte, utilizando recursos incentivados e previstos no Art. 260 do ECA, focando a formação social dos participantes.
- Macapá, 20 de junho de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lilian Monteiro
Fotos: Flávio Lacerda e João Magnus
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 21 Junho 2022 15:09