Os desafios e perspectivas dos Tribunais acerca da Inteligência Artificial marcam ciclo de palestras no II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça

CONSEPREARACAJU_1.jpegO presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Rommel Araújo, acompanhado do juiz auxiliar da Presidência, Nilton Bianquini Filho, participou, durante três dias (14,15 e 16 de junho) do II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento teve como palco o Palácio da Justiça Sergipana. Em pauta: os desafios enfrentados pelo Judiciário e como aumentar a eficiência nos serviços prestados à sociedade.

 

CONSEPREARACAJU_5.jpegDe acordo com o desembargador-presidente Rommel Araújo, “as trocas de experiências, reflexões e aprendizados proporcionados neste encontro nos estimulam a seguir no incansável esforço do aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional no âmbito da Justiça Estadual”, pontuou.

 

CONSEPREARACAJU_21.jpegO desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Consepre, ressalta que “o Conselho tem uma gestão colaborativa, com troca de ideias, e esse encontro aqui em Aracaju significa a união dos Presidentes em torno desses propósitos, com destaque para a tecnologia, segurança da informação e toda a gestão de pessoal”, enfatizou o presidente do Conserpe.

 

CONSEPREARACAJU_22.jpeg“É uma honra muito grande recepcionar os Presidentes de Tribunais de Justiça de todo o Brasil. Trouxemos para Sergipe uma oportunidade de debater as inovações não só jurídicas, como também tecnológicas”, ressaltou o desembargador Edson Ulisses de Melo, presidente do Poder Judiciário de Sergipe e Secretário de Relações Institucionais do Consepre.

PROGRAMAÇÃO

 ‘Vida e obra de Tobias Barreto’ foi o tema da palestra realizada na abertura do Encontro, ministrada pelo Desembargador Fábio Túlio Correia Ribeiro, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20). “Tobias Barreto foi um intelectual do século XIX à frente do seu tempo. Muitas das ideias que ele defendeu ainda hoje são importantes para o contexto das sociedades civilizadas. Daí a importância do seu pensamento e de seu legado, não apenas para a cultura filosófica e jurídica do país, mas igualmente para a cultura da liberdade, da poesia, da literatura e do universalismo humano de justiça”, enalteceu o magistrado.

No segundo dia do II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre) houve palestras e painéis que trataram das inovações tecnológicas no Judiciário, saúde de magistrados e servidores, e eficiência na gestão financeira.

A programação seguiu com a Pauta Administrativa do Consepre e ainda a reunião de Juízes Auxiliares e Secretários de Tecnologia com a pauta científica.

SOBRE O CONSEPRE

O Consepre foi criado em novembro de 2021, resultante da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Entre os objetivos, estão a defesa das prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente no âmbito Estadual; intercâmbio de experiências administrativas e judiciais dos TJs; intermediação das relações entre os Tribunais e diferentes esferas de governo, poderes constituídos, organizações públicas e privadas para aperfeiçoamento da prestação da tutela jurisdicional.

 

- Macapá, 20 de junho de 2022 -

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD