Voluntários na II Semana de Conciliação participam de palestras
Acadêmicos que atuarão como voluntários da II Semana de Conciliação, das instituições Estácio SEAMA, FAMAP, CEAP, FABRAN, UNIFAP e FAMA, participaram de uma palestra ministrada por integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos. (VISUALIZAR FOTOS)
Entre os temas repassados aos participantes, assuntos como “Resolução nº 125 do CNJ e dicas de técnicas de abordagem e soluções de conflitos, além de orientações específicas de como será o procedimento a ser adotado na II Semana Estadual de Conciliação. O juiz Carlos Fernando Silva Ramos e a servidora Sônia Regina Ribeiro foram os palestrantes.
O juiz Carlos Fernando Silva Ramos disse que este encontro com os conciliadores voluntários faz parte das ações de divulgar, ampliar e planejar Políticas Públicas voltadas para métodos alternativos de solução de conflito. “Nosso objetivo aqui é ter uma conversa com os estudantes voluntários que irão participar de alguma forma seja como conciliadores ou auxiliando no trabalho de divulgação feito através da Blitz da Conciliação”.
Um dos pontos abordados foi distinguir as ideias de Conciliação e Mediação. O magistrado explicou que na mediação de conflitos, um terceiro, no caso o mediador, atua como facilitador da resolução do problema, contribuindo para o restabelecimento ou manutenção da comunicação entre as partes para que se possa chegar à solução da controvérsia que gerou o conflito. Por sua vez, na conciliação existe o terceiro, conciliador, que conduz e orienta as partes na elaboração do acordo, opinando e propondo soluções.
Para a estudante de Direito, Ingrid Fernandes Pereira, a programação foi totalmente esclarecedora. A acadêmica participará como voluntária da ação e pretende atuar da melhor forma como conciliadora. "Foi muito útil, visto que me ajudará a ter um direcionamento certo de como me comportar no evento. A dica do juiz Carlos Fernando sobre a imparcialidade foi importante para aprender que o conciliador não pode ter tendências de preferência para nenhum dos lados, pois prejudica a solução dos casos.”
Com uma média de 3.035 processos, que entrarão na mesa de negociação, tendo em destaque maior demanda dos Juizados Norte e Sul, a palestra objetivou mostrar aos estudantes o que eles verão na prática. “Por isso estamos com os treinamentos para que os acadêmicos, que serão conciliadores, possam mediar melhor os conflitos com técnicas consensuais e de abordagem”, explicou a palestrante Sônia Regina Ribeiro.
A II Semana Estadual da Conciliação acontecerá no período de 23 a 28 de setembro. A abertura oficial será no Fórum Desembargador Leal de Mira às 8h00.
-Macapá, 20 de Setembro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 20 Setembro 2013 03:37