O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Atendimento psicossocial é parte fundamental dos processos que chegam às Varas de Família e Criminal de Macapá

IMG_8488_entrega_de_convocacao.jpgA Divisão Psicossocial do Fórum de Macapá, que atende às Varas de Família e Criminal da capital, é o elo que garante os direitos e o bem-estar dos envolvidos em um litígio. É por meio da unidade que saem os estudos psicossociais que subsidiam as decisões judiciais. O trabalho da equipe é uma atividade humanizada, mas também cheia de desafios. A maioria dos casos que chegam à DP do Fórum de Macapá é relacionada a processos de guarda, ações de interdição e curatela (quando a pessoa é considerada incapaz).

IMG_8462_parte_da_equipe_da_divisao_psicossocial_-_Copia.jpgNa manhã de quinta-feira (09), a assistente social Orlene Lameira e a psicóloga Suellen Richene realizaram quatro visitas relacionadas a guarda de filhos. Em locais distantes, perigosos e até mesmo de extremo risco, a equipe realiza a avaliação do ambiente e das condições sociais dos envolvidos no processo.

IMG_8468_Suelen_Psicologa.jpg“Nós realizamos uma perícia e, depois que é feito todo um estudo individual de cada caso, emitimos um parecer técnico que auxilia a decisão dos juízes sobre um determinado processo”, explica a psicóloga Suellen Richene.

Os procedimentos realizados pela equipe observam as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como prioridade o bem estar dos menores envolvidos quando se trata de um processo de guarda, por exemplo.

IMG_8464_Orlene_Assistente_Social.jpgNas visitas realizadas na quinta-feira, as servidoras adentraram locais distantes para fazer uma convocação às partes, notificando-as para que compareçam à Divisão Psicossocial em uma determinada data e, em um dos casos, a parte havia mudado de endereço.

“Nesses casos, tentamos mais uma vez realizar o contato com a parte, por meio de um telefone celular ou algum parente próximo. Visita domiciliar, entrevista e observação são procedimentos fundamentais para realizar qualquer avaliação da situação do processo“, explica a assistente social Orlene Lameira.

A divisão, composta por sete assistentes sociais e três psicólogos, atende às necessidades de todas as varas da comarca de Macapá e do interior. 

- Macapá, 13 de junho de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD