Solicitação: pedidos de autorização de viagens de crianças e adolescentes se intensificam neste período
As solicitações de autorização para viagens de crianças e adolescentes, sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, se tornam mais frequentes próximo às férias escolares (julho e dezembro). O setor responsável por emitir essas autorizações é o Comissariado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá, que atende por meio virtual e presencial. Somente para viagens nestas férias de julho, já houve 280 solicitações.
Thamires Lima procurou o Comissariado na manhã desta terça-feira (07). Ela solicitou a autorização para sua filha viajar e relata: “virtualmente não tive facilidade para conseguir o atendimento, por isso achei melhor vir até o fórum, e achei o atendimento bem prático e eficiente”.
O coordenador do Comissariado, Virgílio Vieira, alerta à população para que esteja com os documentos corretos, que os nomes sejam iguais e comprove o parentesco com a criança. “É preciso prestar muita atenção nos documentos antes da viagem para certificar que está tudo certo e evitar um cancelamento”, ressalta Virgílio.
Ele acrescenta que “se a viagem for com avós, tios, irmãos mais velhos ou pais, não precisa da autorização, apenas os documentos que possam comprovar esse parentesco”.
Para atendimento presencial é necessário que o interessado se dirija até o Fórum de Macapá, no prédio anexo (com acesso pela Rua Manoel Eudóxio) e procurar o Comissariado da Infância e Juventude (no andar térreo) ou no Posto do Comissariado que funciona no aeroporto nos turnos manhã e tarde com a documentação necessária.
O atendimento virtual pode ser solicitado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., por meio de requerimento ou ainda no Balcão Virtual do Juizado da Infância e Juventude de Macapá – Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socieducativas (link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/9684054536). Neste caso, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Há ainda a alternativa de contactar a unidade via WhatsApp ou Celular, no número (96) 99126-3771.
Fora do horário comercial, esse serviço só é ofertado pelo Plantão Criminal (96) 99126-3863, mas apenas se a viagem for urgente.
- Macapá, 08 de junho de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Beatriz Haussler
Fotos: João Magnus
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícia
- Detalhes
- Criado: Quarta, 08 Junho 2022 07:27