O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Semana da Conciliação de 2022 no município de Porto Grande será no período de 1º a 5 de agosto

concilia_porto_grandeee.jpgO Tribunal de Justiça do Amapá realizará, no período de 1º a 5 de agosto de 2022, a primeira Semana da Conciliação de 2022 no município de Porto grande. O mutirão contará com a presença e atuação da equipe do Programa de Conciliação Itinerante, sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do TJAP, que atenderá a comunidade em processos referentes a: pensão alimentícia, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade (por meio do Programa Pai Presente), divórcio, conflitos sociais em geral, reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva, indenização por danos, atendimentos da Casa de Justiça e Cidadania para registro civil, entre outros serviços.

A Juíza de Direito da Comarca de Porto Grande, Marcella Peixoto Smith, considera a mediação e conciliação formas satisfatórias de solução de conflitos, estimuladas pelo Poder Judiciário. “A conciliação trabalha e ajuda – de forma humanizada, gratuita e com muita sensibilidade – inúmeras pessoas a solucionarem questões processuais e pré-processuais nas áreas de família e cível”, exemplificou a magistrada. 

“A população já aguarda ansiosa a chegada do programa para regularizar suas situações e levar os serviços jurisdicionais a essas comunidades é de importância fundamental, pois certamente eles têm muitas necessidades de cidadania que precisam normalizar”, reforçou a juíza Marcella Peixoto. 

A supervisora do programa Conciliação Itinerante Nilce Ferreira registrou que é muito gratificante fazer parte destas histórias e saber que a conciliação e mediação ajudam estas pessoas a resolverem seus problemas. “Na conciliação, seja na processual (com ação judicial já em trâmite na Justiça) ou pré-processual (sem ação judicial), é a vontade das partes que prevalece,  que nos diz como fica melhor o acordo para ambos de forma rápida, simples e dialogada”, relatou. 

- Macapá, 28 de julho de 2022 -

 Assessoria de Comunicação Social

Texto: Lilian Monteiro

Arte: Carol Chaves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD