Maio Laranja: Escritório Social promove roda de conversa sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil
Ministrada pela psicóloga Ana Cleyde, servidora do Tribunal de Justiça do Amapá, a roda de conversa trouxe à atenção maneiras de como identificar o perfil de um abusador, características que uma vítima de abuso pode indicar, bem como quais medidas tomar em caso constatação de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A gente consegue reduzir vários índices estatísticos, mas o índice de abuso e exploração sexual infantojuvenil há uma dificuldade em reduzir”, aponta Ana Cleyde. “Por isso, essas ações são tão importantes para promover o alerta de romper o silêncio e disponibilizar ferramentas de combate a esse crime”.
“Quando a minha mãe se envolveu com uma pessoa, nós, filhas, sofremos abuso. Então o que a gente sofreu, não queremos que nossos filhos sofram”, relata Antonieta Lira, uma das mães assistidas pelo Escritório Social e que participou do da dinâmica realizada na manhã desta terça-feira (31). O intuito da roda de conversa é sensibilizar as mães assistidas acerca da prevenção e cuidado ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para Antonieta, estar ciente das medidas de combate ao abuso e exploração infantojuvenil é fundamental. “Eu observo muito, pergunto, converso. Não tenho filho menor, mas tenho neto. Eu não sei como iria me comportar se isso chegasse a acontecer com um filho meu”, observa.
De acordo com Aline Leite, psicóloga do Escritório Social, o contato com as mães assistidas é uma forma de potencializar o papel de cuidado que elas exercem. “O papel da mãe é muito significativo. Se ela entende a importância desses métodos de prevenção, a mãe se apropria desses conhecimentos se torna multiplicadora”, explica Aline.
Direcionada a 40 mulheres assistidas pelo Escritório Social, à ação faz parte da campanha Maio Laranja associada a uma homenagem ao dia das mães promovido pelo Escritório Social. A programação contou, ainda, com uma abertura especial para as mães (vídeo do Dr. João Matos homenageando as assistidas), oficina de artesanato, recital de poesia, música ao vivo, sorteio de brindes e coquetel de encerramento.
- Macapá, 31 de maio de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: João Paulo Gonçalves
Fotos: Roberta Yared
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícia
- Detalhes
- Criado: Terça, 31 Mai 2022 14:35