Maio Laranja no Bailique: escolas recebem campanha contra abuso e exploração sexual infantil
Na rede de proteção, a escola tem um papel específico e próprio. É o lugar onde a violência pode ser mais facilmente detectada, pois é um espaço que crianças e adolescentes frequentam cotidianamente com adultos fora do círculo familiar. E foi com esse olhar que a campanha Maio Laranja da Justiça do Amapá chegou ao Distrito do Bailique para realizar ações de conscientização quanto às medidas de prevenção e combate a violência infantojuvenil. (VEJA A GALERIA DE FOTOS)
Durante dois dias, servidores do Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas estiveram nas escolas das comunidades Vila Progresso e Vila Macedônia para a realização de rodas de conversa com os estudantes de ensino fundamental e médio. Também foram distribuídos materiais de orientação, entre cartazes e folhetos com informes sobre como denunciar em casos de exploração e abuso sexual.
O Diretor da Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa, professor Gilvan Alves, parabenizou a iniciativa da Justiça e destacou que uma ação com esse temática foi algo inédito na instituição.
“Nós conversamos informalmente com nossos alunos, mas ter a Justiça do Amapá conversando diretamente com eles trouxe um valor maior. É importante para que essas crianças e adolescentes relatem as violências que sofrem e busquem ajuda. É por meio da escola e de seus profissionais que essas violências deixam de ser invisíveis”, ressaltou.
A servidora Patrícia Andrade Rodrigues pontuou a necessidade de levar uma campanha como a do Maio Laranja para as regiões mais distantes de Macapá, pois os casos de violência sexual contra o público infantojuvenil se tornam expressivos.
“Estamos em uma região em que – além de toda uma carência em várias áreas – ainda persiste muito o desconhecimento. As crianças e adolescentes precisam de uma rede de proteção, saber como agir e denunciar e terem em quem confiar para pedir socorro. Com uma linguagem adequada e abordagem específica nós conseguimos trabalhar juntos esse tema tão delicado”, defendeu.
Maio Laranja no Amapá
O Poder Judiciário do Amapá dedicou o mês de maio para ações voltadas à proteção da infância e juventude. Durante todo o período deste mês, a Justiça do Amapá e sua rede de parceiros – entre órgãos públicos, entidades civis e autoridades policiais – atuam juntos na conscientização, orientação e prevenção aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
A campanha já percorreu Macapá, Santana e também se fez presente nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Calçoene.
Denúncias
Casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados por meio do disque 100 – que é gratuito e funciona 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. As denúncias podem ser feitas também diretamente na Polícia Militar, pelo número 190, ou na Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo 191.
- Macapá, 31 de maio de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Hugo Reis
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 31 Mai 2022 10:12