Maio Laranja: Mulheres atendidas pela Associação Nossa Família participam de workshop sobre prevenção e cuidado nos casos de abuso sexual

WORKSHOP_PREVENCAO_E_CUIDADO_DE_ABUSO_SEXUAL_SANTANA_2.jpegSegundo o mediador judicial e palestrante Davi Pinho, falar de violência sexual de crianças e adolescentes e até contra adultos ainda hoje em dia é um tabu, entretanto se faz necessário quebrar correntes do silêncio. “Ao falar sobre esse assunto, precisamos conquistar a confiança das pessoas que nos ouvem, é um assunto delicado, e a palestra tem como objetivo abrir os olhos dessas mulheres, para que elas percebam coisas que até então eram imperceptíveis e fiquem mais atentas ao comportamento dos filhos, sobrinhos e familiares que convivem”, ressaltou.

 

WORKSHOP_PREVENCAO_E_CUIDADO_DE_ABUSO_SEXUAL_SANTANA_5.jpegDurante o workshop, realizado na manhã de quarta-feira (27) foram tratados sobre os tipos de violência, sinais que as vítimas podem apresentar e mitos que giram em torno desse crime, além de danos físicos, mentais, emocionais e consequências que podem causar na vida dessas crianças e adolescentes. A palestra destacou ainda onde se deve procurar ajuda e quais os órgãos de apoio nesses casos específicos.

 

Segundo a supervisora do Cejusc de Santana, Neide Santos, Associação A Nossa Família incluiu na caderneta dessas mulheres a agenda de palestras sobre violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. “A Associação Nossa Família cuida de mulheres grávidas de Santana e áreas ribeirinhas que são carentes ou que se encontram em vulnerabilidade social, econômica ou vítimas de violência doméstica” disse.

 

A supervisora apontou ainda, que o Cejusc tem uma parceria com a associação tendo em vista estimular a auto composição, proporcionando a construção e prática de formas alternativas de resolução de conflitos. “Temos como compromisso incluir nos seus projetos e ações os temas de garantias de direitos da infância e juventude, além de proporcionar a resolução de conflitos pela via da conciliação, mediação e práticas restaurativas, através do seWORKSHOP_PREVENCAO_E_CUIDADO_DE_ABUSO_SEXUAL_SANTANA_4.jpegrviço prestado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Santana, junto à demanda atendida pela Associação A Nossa Família” assegurou Neide Santos.

 

Associação A Nossa Família

A Associação realiza serviços de atendimentos psicológicos, fonoaudiólogo, clínico geral, pediátrico, nutricionista, obstetra, vacinas, enfermagem especializada, farmácia, laboratório e outros. Todos os serviços são prestados de forma gratuita. A mulher e a criança precisam realizar um cadastro na Associação para receber o atendimento e o acompanhamento pelos profissionais” ressalta.

- Macapá, 27 de maio de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Fernanda Picanço
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícia

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD