Comarca de Calçoene promove oficina de fotografia para crianças e adolescentes
“Pode parecer uma coisa simples, mas para nós representa algo maior, que pode mudar nossas vidas”, afirmou Sarah Beatriz. A adolescente de 16 anos foi uma das participantes da primeira Oficina de Fotografia realizado pela Vara Única da Comarca de Calçoene, realizada nos dias 17, 18 e 19 de maio. Ministrada pelo fotógrafo Josimar Nascimento, a iniciativa, que capacitou jovens de 10 a 18 anos, foi financiada com recursos do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).
Para a juíza Ilana Luongo Kapah, titular da unidade, a realização do projeto se traduziu em satisfação para todos os envolvidos. “Dentro de cada um de nós existem potenciais que, muitas vezes, ficam escondidos devido às dificuldades da vida. Por meio do curso essas crianças e adolescentes puderam transformar o próprio olhar em relação ao lugar onde vivem e, principalmente, em relação às próprias histórias”, comentou.
Apaixonado pelos encantos naturais e pelo povo do Amapá, Josimar Nascimento – paraense de nascimento, mas amapaense de coração – transmitiu um pouco do conhecimento obtido em mais de dez anos dedicados à fotografia. “A fotografia foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida, então foi muito gratificante poder repassar o pouco que aprendi durante minha caminhada”, explicou Nascimento.
Durante os três dias de Oficina, Nascimento abordou aspectos teóricos e práticos da fotografia, como: noções de iluminação, regras de enquadramento e composição e edição de fotos. “Além de trazer esse conhecimento, foi também uma grande troca na qual pude aprender muito com cada um dos alunos da oficina, conhecer um pouco de suas histórias e da realidade do município”, concluiu.
Tão forte quanto as águas do rio Calçoene foi o fascínio de cada participante do curso pelo mundo da fotografia. Por isso, já esperam ansiosamente por um segundo módulo. Ângela Campos, de 15 anos, é um exemplo desse entusiasmo.
“Quando bati a minha primeira foto, logo pensei, é isso que quero!”, revelou Ângela. “Foi uma grande felicidade poder ter perto de nós esse curso, pois eu estava exatamente no lugar onde queria estar”, finalizou a jovem.
Ao final do primeiro módulo do curso, os 14 jovens receberam um certificado de participação. Agora, as fotos serão selecionadas e posteriormente farão parte de uma exposição.
- Macapá, 24 de maio de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Mauricio Gasparini
Fotos: Mauricio Gasparini e Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 24 Mai 2022 08:59