Acadêmicos do curso de direito participam do retorno às dinâmicas de júri simulado realizado no Fórum de Macapá
"Podemos desenvolver, na prática, o que estamos aprendendo na teoria. A oportunidade de ter esse contato com o júri contribui bastante para que nós tenhamos noção do que realmente é um julgamento”, afirma Silvana Oliveira, acadêmica do 9º semestre do curso de direito que participou do júri simulado realizado no plenário do Fórum de Macapá, nesta segunda-feira (23). As atividades de hoje fazem parte da matéria de estágio do curso e reúnem aproximadamente 60 acadêmicos, do 2º ao 10º semestre, no papel de juízes, promotores, advogados, jurados, testemunhas e espectadores.
A dinâmica é promovida pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Anhanguera a cada semestre e, neste ano, faz o retorno das atividades depois das pausas por conta das restrições da pandemia. “Nossos alunos estão bastante motivados após o período de dois anos e seis meses que não vinham ao fórum para esse tipo de atividade”, explica a professora Esther Almeida, responsável pela organização das atividades.
Para a apresentação de hoje, um tema foi proposto aos alunos do 9º e 10º semestres, em que eles puderam escolher participar da dinâmica. “Os alunos têm a oportunidade de trabalhar um processo real, já arquivado, que tramitou no tribunal do júri, e estudar a tese da defesa, acusação e sentença para apresentar na simulação do júri”, afirma Esther Almeida.
Júri simulado
O objetivo do júri simulado é desenvolver o senso crítico, expressão e raciocínio dos alunos do curso de direito em uma simulação de júri popular, onde os participantes interpretam o papel dos personagens envolvidos em um júri real.
Nas funções de juízes, jurados, promotores, advogados, testemunhas e espectadores, os alunos têm a oportunidade de estudar e simular os processos de um julgamento por crime doloso contra a vida.
- Macapá, 23 de maio 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: João Paulo Gonçalves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 23 Mai 2022 14:09