Comunidade Restaurativa retoma o projeto “Arte na comunidade” em parceria com a Prefeitura de Santana

coloraindo_santana_dra_CARLINE_1.JPGNa manhã do último sábado (21), os moradores e lideranças comunitárias da Comunidade do Ambrósio, localizada na área portuária do município de Santana, receberam as equipes do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Juizado Especial Cível e Criminal e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC); do Ministério Público Estadual, por intermédio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas; e da Prefeitura Municipal de Santana. Em pauta, a apresentação do projeto Colorindo Santana. A iniciativa integra o projeto Arte na Comunidade, que faz parte do projeto maior Comunidade Restaurativa – que está com nova roupagem e inclui vários cursos.

coloraindo_santana_dra_CARLINE_12.jpg“Depois de dois anos sem realizar o projeto Arte na Comunidade, ele retorna com a parceria do Ministério Público e Prefeitura de Santana para a pintura das casas. O projeto visa também o empoderamento da comunidade para se fortalecer, se ver melhor – tudo isso passa pela pintura”, ressaltou a juíza Carline Negreiros, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana.

 

A parceria foi possível após diálogos entre a Justiça, MP-AP e o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, que se dispôs a contribuir e colaborar com a execução do projeto de pintura, iniciando pelas vias principais da comunidade do Ambrósio, dando cor e vida à comunidade. O público-alvo, aquele que vai efetivamente colorir as casas, é formado por jovens a partir dos 14 anos de idade e em vulnerabilidade social. Eles farão um curso de artes plásticas para que possam executar a atividade de pintura nas casas das passarelas, mas também ter acesso ao conhecimento para explorar outras possibilidades de ofício.

 

coloraindo_santana_dra_CARLINE_17.JPG“A alegria é muito grande de estar novamente com a comunidade, agora com essa parceria junto à Prefeitura e moradores para trazer o projeto de pintura. Essa ação também é conectada com os círculos restaurativos, trabalho nosso e do Poder Judiciário, que vai voltar juntamente com os cursos de Justiça Restaurativa e outras capacitações para as famílias, oferecidas em parceria com o SEBRAE”, declarou a promotora de Justiça Sílvia Canela, coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP. 

 

coloraindo_santana_dra_CARLINE_7.JPG“A comunidade é beneficiada com vários projetos, como o Era uma Vez, voltado para leitura de crianças, e isso nos incentiva, fortalece quem mora aqui, ajuda no desenvolvimento para que todos se encontrem e abre nossa visão e dos outros também, pois já fomos muito discriminados, por outras comunidades”, afirmou Arlene da Conceição Baia da Silva, moradora do Ambrósio há 55 anos.  “As cores nos trazem autoestima e, como muitos moradores não têm condições de pintar suas casas, o projeto vem em boa hora”, concluiu emocionada.

 

Durante a reunião com os moradores ficou decidido que a passarela Beira-Mar no Ambrósio será a primeira a ser beneficiada. 

 

“O MP e o TJAP, por meio do Juizado de Santana, têm sido os motivadores desse projeto importante para as comunidades carentes do nosso município. Essa reunião hoje é para apresentar o projeto para uma parcela da comunidade do Ambrósio, para iniciar, dar os primeiros passos para valer na construção desse projeto que valoriza os imóveis e gera renda”, garantiu o prefeito Sebastião Bala Rocha. 

 

“Melhorando as cores das casas, o Ambrósio vai atrair turistas, pessoas interessadas em conhecer o projeto e vão comprar vários artigos que serão confeccionados pelos moradores, como artesanato, costuras, bonecas etc.”, prevê o prefeito.  

 

 

- Macapá, 23 de maio 2022 -  

Assessoria de Comunicação Social
Texto e textos: Ivaldo Sousa
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD