Associação de Ostomizados do Amapá busca cooperação com o Poder Judiciário Amapaense
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Rommel Araújo, recebeu, nesta segunda-feira (23), integrantes da Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP). Durante a visita foram relatadas algumas dificuldades para colocar em funcionamento o espaço que deveria atender estes pacientes que precisaram passar por uma cirurgia chamada ostomia. O TJAP garantiu a doação de alguns materiais que servirão para compor a sede que terá um escritório.
Para a presidente da Associação dos Ostomizados, Rosilete do Carmo, que é ostomizada definitivamente, a visita foi produtiva e os associados tiveram boas notícias. “Nós viemos conversar sobre possíveis parcerias com o Poder Judiciário e saímos daqui muito felizes, pois vamos alugar um espaço para nossa associação – que já existe há quatro anos”, registrou.
“O TJAP, por meio do presidente, garantiu apoio e vai nos doar equipamentos como mesas, cadeiras e o que mais for possível. Nossa primeira visita foi bem produtiva, vai ajudar bastante todos nós da entidade”, complementou a presidente da AOAP.
Rosilete informou ainda que “existem cerca de 450 mil pacientes ostomizados no Brasil e, no Amapá, eles somam 750 pessoas”.
Pessoas ostomizadas são aquelas que precisaram passar por uma cirurgia chamada ostomia. Nessa cirurgia é feita uma abertura na parede abdominal como um novo trajeto para eliminar urina e fezes. Esse procedimento cirúrgico às vezes é necessário quando o paciente sofre alguma perfuração no abdômen, em casos de câncer ou outras disfunções que impedem o funcionamento adequado do intestino, do reto e da bexiga.
- Macapá, 23 de maio 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lilian Monteiro
Fotos: Roberta Yared
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 23 Mai 2022 12:01