Vara da Infância de Santana promove workshop sobre aspectos do combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil no dia 18 de maio
Nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Vara da Infância e da Juventude de Santana, em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-AP) e a Defensoria Pública, promove o workshop “Aspectos Legais e Psicossociais no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento será realizado no Auditório do Fórum de Santana, das 8 às 12 horas, e será ministrado pela defensora pública Rebeca Ramos e pela promotora de Justiça Fábia Regina.
O workshop tem como público-alvo os colaboradores que atuam na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar, escolas, Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPSI), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), hospitais e UBSs.
O encontro abordará, ente outro tópicos: a garantia de direitos infantojuvenis segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a escuta especializada; o perfil da vítima e do agressor; e aspectos da apuração criminal nos casos de abuso sexual infantojuvenil.
Segundo a psicóloga da Vara da Infância e da Juventude de Santana, Marciene Lobato, ações como esta são importantes para fomentar a discussão sobre o tema e criar de espaços de prevenção contra esse tipo de violência, seja com a família, com professores (na escola) ou no convívio com outras crianças e adolescentes. “Além de instrumentalizar os agentes da rede de proteção a respeito desta temática, reforçamos cada vez mais a continuidade da garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma.
Essa ação integra a campanha “Maio Laranja – Viva Sem Violência! Proteja-se!”, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amapá, que Combate o Abuso e a Exploração infantojuvenil
Maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000, faz alusão à memória da menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
- Macapá, 17 de maio de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: João Paulo Gonçalves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 17 Mai 2022 09:48