Sem energia elétrica na região, Conciliação Itinerante garante atendimento e datilografa termos nas audiências em Itaubal do Piririm

WhatsApp_Image_2022-05-12_at_09.42.27.jpegA falta de energia no município de Itaubal, na manhã de quarta-feira (11), devido à manutenção na rede elétrica por parte da empresa CEA Equatorial, para retirada de vegetação, não foi motivo para a equipe do Programa de Conciliação Itinerante parar com os atendimentos. As audiências que acontecem no Posto Avançado da Justiça do Amapá foram realizadas de forma manual, colocando em prática o que as servidoras Nilce Ferreira, Patrícia Rodrigues, Célia Coutinho, Euzinete Bentes. Linda Miranda e os servidores Kleber Sotelo e Elivaldo Nunes aprenderam no passado com o uso da máquina de datilografia e texto manuscrito.

 

2-paragrafo.jpg“Aqui tivemos o caso da mãe ribeirinha que veio com uma criança de colo de canoa, foi uma viagem de mais de uma hora e meia, para reclamar o pagamento da pensão alimentícia por parte do ex-marido”, registrou a supervisora do Programa Conciliação Itinerante, Nilce Ferreira, emocionada. “Nunca imaginei que fôssemos fazer o atendimento e resolver essa demanda usando a máquina de datilografia”, complementou. 

 

Zequias_Silva_dos_Santos.JPGZequias Silva dos Santos, 35 anos, Adrielson da Silva, de 20 anos, e Danielson Herculano da Silva, 25 anos, moradores da comunidade de São Benedito, em São Joaquim do Pacuí, enfrentaram cerca de 50 quilômetros de estrada de chão e muita lama até o município de Itaubal para receber a certidão de comparecimento à Justiça – eles respondem a processos. “Foi muito bom não ter que voltar outro dia aqui, porque é longe onde moro. O documento que me deram, ainda que manualmente, já me deixa em dia com a Justiça”, declarou Zequias.

 

Eline_Marinho_do_Rosario.JPGO som das teclas da máquina de datilografia durante o atendimento surpreendeu Victor Hugo de Deus Santos, 21 anos, e Eline Marinho do Rosário, de 22. Separados há um ano, eles buscaram a Conciliação Itinerante para conversar sobre pensão alimentícia para as duas filhas de 11 e 6 anos de idade.

 

Victor_Hugo_de_Deus_Santos.JPG“Fui bem recebida, mesmo sem energia, e fizeram de tudo para resolver meu caso”, declarou Eli. “Nossa conversa foi ótima e eu aceitei pagar a pensão para minhas filhas e comprar o material escolar no segundo semestre deste ano”, disse Victor. 

 

Elivaldo.JPGForam realizados cerca de quarenta atendimentos nas áreas do juizado cível, família e criminal. “Foi algo totalmente diferente do que estamos acostumados a fazer, mas pude testemunhar o esforço das colegas para atender a população”, ressaltou o servidor Elivaldo. 

 

PATRICIAITAUBAL.JPG“Ao ver a máquina de datilografia e ouvir o barulho das teclas, a sensação foi de voltar ao tempo. Lembrei de muitos aprendizados em cursos, inclusive ingressei na minha profissão no governo do Amapá, como datilógrafa”, relembrou a servidora Patrícia.    

 

 

- Macapá, 12 de maio de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Ivaldo Sousa
Fotos: Paulo Cesar de Souza Gonçalves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD