Verbas de penas alternativas da Vepma beneficiam programas sociais da Polícia Militar
Na manhã de segunda-feira (9), foi realizada, na Unidade de Polícia Comunitária do Conjunto Habitacional Macapaba, a solenidade de recebimento simbólico dos materiais esportivos custeados pela verba da parceria entre a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) e a Polícia Militar (PM), destinados aos diversos programas sociais desenvolvidos pela corporação. O titular da Vepma, juiz Eduardo Navarro, acompanhou a assinatura do termo de recebimento pelos coordenadores de cada programa.
Quatro programas sociais foram contemplados pela parceria que destinou uma verba total de R$ 87.375,00. São eles: o programa social de natação Peixinhos Voadores, que é coordenado por Rômulo da Silva Lobato; o programa de capoeira Ginga para Vida - Plantar para Colher, cuja coordenadora responsável é a Simone da Silva Maia; o programa social de judô Primeiro Passo, coordenado por Kleber Natal Pereira Bahia; e o programa de wrestling (luta olímpica) denominado Nocauteando as Drogas e Finalizando a Violência, coordenado pelo capitão Wanderson Pantoja da Silva.
O programa de luta olímpica, sozinho, recebeu 35 kimonos, quatro manoplas, 20 pares de luvas, 50 macacões e 150 conjuntos esportivos.
Os alunos do capitão Wanderson “Panda” já alcançaram resultados expressivos nacional e internacionalmente. O atleta José Leandro (17) compete na categoria até 92 kg e, em abril desse ano, se classificou para representar o Brasil no campeonato mundial de wrestling na França, após ter conquistado a primeira colocação da sua categoria na seletiva nacional em Macapá.
Leandro afirma, sem o projeto nem estaria ali. “O professor Panda salvou minha vida e mudou completamente a minha história. Eu cheguei aqui acima do peso e com problemas e, graças ao projeto social da PM, eu mudei completamente”, garantiu. Ele passou a receber uma bolsa atleta desde que alcançou a segunda colocação no nacional do ano passado, se prepara agora para a competição mundial de nível ainda mais alto que aquela em que conquistou a sua medalha de ouro.
O atleta Marcus Alencar (16) também conquistou sua vaga no mundial lutando em casa no Gymnasiade 2022, seletiva nacional de wrestling promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). É a segunda vez que Marcus vai competir nos jogos mundiais escolares, tendo conquistado a 4ª colocação na primeira oportunidade.
O juiz Eduardo Navarro deposita sua confiança no bom trabalho dos coordenadores dos programas sociais do 2º Batalhão da Polícia Militar. Ele afirma, “é impressionante o empenho e o trabalho de alta performance que apresentam, conquistando resultados nas competições esportivas de maneira a chamar atenção nacional e internacionalmente”. Para o magistrado, os programas sociais e o esporte são importantíssimos para a formação desses jovens, contribuindo para evitar que convivam com pessoas que os levem para a criminalidade.
Na solenidade o juiz Eduardo Navarro recebeu, das mãos da comandante do 2º BPM, a tenente coronel Josiene, a Comenda Amigo do 2º Batalhão como expressão de seu agradecimento pela sua incansável, valiosa e efetiva contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária.
A comandante registrou ainda que os quatro programas sociais desenvolvidos no 2º BPM atendem 560 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, moradores da Zona Norte de Macapá.
Os materiais recebidos graças à parceria serão utilizados ao longo de 2022 e auxiliarão as atividades que promovem inclusão social, desenvolvimento psicomotor e pessoal dos jovens, contribuindo para uma mudança na realidade de suas vidas.
A tenente coronel afirma que sem essa parceria seria muito difícil. “Então, agradecemos muito à Vepma e à Justiça do Amapá, que há muito tempo vêm contribuindo para o desenvolvimento das nossas ações aqui no batalhão”, registrou. “Desejo que essa parceria perdure e se consolide cada vez mais”, concluiu a tenente coronel Josiene.
- Macapá, 10 de maio de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: João Magnus
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 10 Mai 2022 11:28