O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Projeto Era uma Vez: TJAP e MP-AP retomam atividades na Comunidade do Ambrósio

eraumavezretormadapriojerossss_1.jpgO Juizado Especial Cível e Criminal e o Centro Judiciário de Soluções de Conflito de Santana, em parceria com o Ministério Público do Amapá, por meio do Núcleo de Práticas Restaurativas da Promotoria de Justiça do município, realizaram, no último sábado (02), o retorno do Projeto Era uma Vez. O projeto de leitura e contação de história busca incentivar o processo de ensino e aprendizagem infantil, levando também os princípios e valores da Justiça Restaurativa.

 

O retorno das atividades aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na Comunidade do Ambrósio, área portuária de Santana. A juíza Carline Negreiros destacou que, além do estímulo à leitura, as crianças são incentivadas a instigar outros aspectos, principalmente sociais. “Esse projeto visa apoiar e promover a leitura e a escrita nas crianças e, junto com esse projeto de leitura, tem sempre um círculo de diálogos incentivando os participantes a aprender a conversar, dialogar, ouvir o outro, se conhecer e conhecer o próximo um pouco mais”, explicou a magistrada.

Iniciadas durante a pandemia, as ações visavam atender crianças de quatro a 12 anos da área portuária de Santana, que não tinham espaço de lazer e não possuíam acesso às ferramentas necessárias para acompanhar as aulas remotas. Outro ponto que influenciou a iniciativa foi a ausência de pessoas que pudessem auxiliar as crianças nas atividades em casa, tendo em vista que muitos pais não são alfabetizados.

Com cinco polos distribuídos pela comunidade, o projeto tem 120  crianças inscritas. “É um projeto que oportuniza a essas crianças a conexão com um mundo imaginário, que é o mundo da leitura. Elas também têm a oportunidade de interpretar textos, socializar com outras crianças e participar de reforço escolar”, destaca a promotora Sílvia Canela. As dinâmicas foram realizadas pelos artistas Joca e Luciano (contadores de histórias), em parceria com a equipe de apoio do TJAP e MP-AP.

A iniciativa também realiza bazares em diversos locais de em Santana com a finalidade de arrecadar valores para custear os investimentos realizados com aquisição de livros e lanches, por exemplo. O Programa conta com uma equipe de voluntários e facilitadores altamente preparados.

Nos espaços preparados para essas crianças, elas recebem todo o apoio da equipe, livros, interações, papéis e lápis para vivenciar todo o processo de aprendizado.

- Macapá, 04 de abril de 2022  -

Assessoria de Comunicação Social

Com informações e fotos: ASCOM MP-AP

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD