O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Empoderamento e resgate de autoestima são foco de programação que encerra o Mês da Mulher no Escritório Social do Amapá

fotosescritoriosocialacaomulherjoaomagnus_1.jpgO Escritório Social do Amapá, equipamento de apoio à reinserção social de egressos do Sistema Prisional, realiza, neste dia 31 de março, uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). Com direito a abertura com café da manhã especial, palestra sobre empreendedorismo feminino, encenação teatral e serviços de beleza e estética, o evento recebeu cerca de 30 mulheres que já pagaram sua dívida com a sociedade e esperam fazer sua parte para contribuir com a mesma.

 

fotosescritoriosocialacaomulherjoaomagnus_8.jpgDe acordo com Anne Sanches, gerente do Escritório Social do Amapá, a programação foi realizada para homenagear e atender as assistidas pela unidade e a equipe. “Somos seis mulheres na equipe e recebemos hoje 30 atendidas, e todas podem usufruir da programação”, explicou.

 

“Além da encenação teatral, a Secretaria de Cultura também doou livros para sorteio entre elas, buscando estimular a todas por várias frentes – empreendedorismo, cultura, beleza e autoestima – para que se sintam especiais e valorizadas”, concluiu Anne Sanches.

 

fotosescritoriosocialacaomulherjoaomagnus_7.jpgA programação teve início com a palestra Empreendedorismo Feminino, ministrada pela técnica Denise Bittencourt, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Amapá (SEBRAE-AP), que tinha como objetivo demonstrar a confiança das instituições envolvidas no potencial produtivo de cada uma das mulheres presentes.

 

fotosescritoriosocialacaomulherjoaomagnus_6.jpgDe acordo com a pedagoga Maria Eunice Silva e Silva, mobilizadora social do Escritório Social do Amapá, o foco é trazer as assistidas para esse momento de diálogo e aprendizado em que a presença da mulher é fundamental. “A palestra do SEBRAE, por exemplo, convidamos por termos plena confiança que estas mulheres têm todas as qualidades necessárias para conduzir o próprio negócio, faltando apenas um estímulo”, defendeu.

 

Do ponto de vista cultural, e com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, a programação inclui o espetáculo Espelhos, “que apresenta uma trajetória da mulher na perspectiva do cenário nacional, puxando desde quando a mulher estava restrita a um papel e um espaço dedicado às tarefas de casa até o avanço conquistado em todos os ambientes profissionais e na questão econômica”, ressaltou Eunice.

 

fotosescritoriosocialacaomulherjoaomagnus_5.jpgMesmo a programação voltada à saúde (com massoterapia prestada por Edivaldo Cruz, da Fonte Clínica e Escola de Capacitação) e beleza (com serviço de design de sobrancelhas e maquiagem prestada pela equipe do SENAC-AP), busca mostrar às convidadas a presença feminina em tais atividades. “Apresentamos a massoterapia, por exemplo, como uma atividade terapêutica necessária nesse contexto mais caseiro em que vivemos desde o início da pandemia, mas também um negócio em potencial”, explicou Eunice.

 

fotosescritoriosocialacaomulherjoaomagnus_3.jpgN. de C. P., uma das convidadas para o evento, expressou muita gratidão pelo convite e pelo formato do evento. “Fico muito feliz pelo convite e já temos esse incentivo lá no projeto Liberdade e Cidadania, onde a Dra Alice Ramalho nos incentiva muito a estudar e nos profissionalizar, pois quando saímos de lá precisamos ter um futuro planejado para não dependermos sempre do projeto e dela”, registrou.

 

“No que pudermos fazer para nos melhorarmos os dois projetos, Liberdade e Cidadania e Escritório Social, nos ajudam, pois nos incentivam a sair do mundo do crime e dar um passo à frente”, garantiu a egressa, que é chefe de cozinha e sonha em montar seu próprio restaurante.

 

O Escritório Social é um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Justiça e o Poder Executivo do estado, que integra a Política de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Prisional no âmbito do Poder Judiciário no Eixo “Subsídios para a promoção de cidadania e garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional” do Programa Fazendo Justiça (conforme a Resolução n° 307/CNJ).

 


- Macapá, 31 de março de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Aloísio Menescal

Fotos: João Magnus

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD