O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

“Com a jornada Itinerante, a Justiça chega até a gente”, Arilton Ribeiro, morador do Arquipélago do Bailique

WhatsApp_Image_2022-03-29_at_08.25.05.jpegArilton Ribeiro busca na Justiça a curatela (direito de cuidar dos interesses de outra pessoa) de seu tio, de 91 anos, que tem problemas de saúde – o que dificulta sua locomoção. O caso foi iniciado na 141ª edição da Jornada Fluvial ao Arquipélago do Bailique, do Programa Justiça Itinerante, por meio da Defensoria Pública do Estado (DPE) submeteu o processo à Vara de Família, mas era necessário fazer a entrevista com o idoso. No entanto, a dificuldade de locomoção não permite que ele enfrente 12 horas de barco para chegar à capital.

WhatsApp_Image_2022-03-29_at_08.26.26.jpegA juíza Laura Costeira, que coordena os trabalhos da Jornada Itinerante, ao ver a dificuldade do idoso, decidiu se deslocar de voadeira, juntamente com o promotor de Justiça Rodrigo Celestino, até a comunidade de Aparecida, onde reside o idoso, e, assim, dar prosseguimento ao processo. “Nós fomos até a localidade com um único objetivo: verificar se o requerido tinha condições de gerir seus atos da vida civil. Acabamos nos deparando com muita precariedade de saúde e de condições de moradia”, disse a juíza, que relatou que o idoso enfrenta dificuldades físicas e mentais.

WhatsApp_Image_2022-03-29_at_08.26.39.jpegA Comunidade de Aparecida, desde outubro de 2021, sofre com o avanço do fenômeno das terras caídas, que acabou levando parte da casa do idoso, além da falta de energia há pelo menos nove meses. “Passamos momentos difíceis e estamos perdendo nossas moradias, mas com a Jornada Itinerante, a Justiça chega até a gente e conhece mais a nossa realidade e nos ajuda”, disse Arilton Ribeiro.

“Sempre tem uma lição nova, uma renovação de propósito quando venho para cá juntamente com a equipe. Sabemos o bem que fazemos à comunidade. Cada Jornada vale muito a pena”, finalizou a juíza Laura Costeira.

 

- Macapá, 29 de março de 2022 -

Texto: Ilziane Launé
Fotos: João Magnus
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD