O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Jornada Itinerante: Caesa já distribuiu mais de 350 litros de sulfato nas comunidades do Bailique

WhatsApp_Image_2022-03-24_at_08.39.59_1.jpeg“A água está muito suja, não tem condições nem de tomar banho” relatou a moradora Maria Luiza Pereira que mora na comunidade de Limão do Curuá, há 9 anos. Assim que chegou o barco da Justiça Itinerante na comunidade de Limão do Curuá, uma fila já se formava em meio às pontes pelos moradores que carregavam garrafas pets, em busca do sulfato de alumínio  - produto utilizado para deixar a água cristalina. 

 

WhatsApp_Image_2022-03-24_at_08.39.59_2.jpegA distribuição do produto é feita pela Companhia de Água e Esgoto do Estado (CAESA), uma das instituições parceiras da Jornada Itinerante Fluvial, realizada pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), há mais de 25 anos. 

Elisângela dos Santos, mãe de duas crianças, falou da dificuldade em encontrar o produto na região, e quando tem na localidade, não tem condições financeiras para comprar. 

 

“Precisamos do sulfato para deixar a água limpa, está muito barrenta, às vezes não tem condições nem de lavar louça, roupa ou até mesmo tomar banho. Quando o Barco da Justiça chega, corremos porque sabemos que eles trarão o produto”, contou a moradora, que foi uma das primeiras a formar a fila. 

 WhatsApp_Image_2022-03-24_at_08.39.59.jpeg

De acordo com o técnico de saneamento da CAESA, Reginaldo do Carmo Leal de Souza, que acompanha a Jornada há quase duas décadas, a companhia sempre busca fazer a distribuição do sulfato de alumínio durante as ações de itinerança, já que a Justiça entra em diversas comunidades do Arquipélago do Bailique. 

 

“Trouxemos dentro do barco da Justiça, cerca de 700 litros do produto, ele deixa a água cristalina e apta para os serviços domésticos e higiene pessoal”, pontuou Reginaldo, informando que somente na comunidade de Limão do Curuá foram distribuídos cerca de 100 litros de sulfato a comunidade. 

 

 Durante os três dias, em que os atendimentos da Jornada foram realizados na comunidade Vila Progresso, também aconteceu ação de distribuição do produto, somente na localidade foram distribuídos cerca de 280 litros de sulfato. 

 

O atendimento na comunidade Limão do Curuá seguiu até às 22h. Nesta quinta-feira (24),  a Jornada Itinerante acontece na comunidade de Itamatatuba.

Macapá, 24  de março de 2022 –

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Ilziane Laúne

Fotos:João Magnus

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD