O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça Itinerante encerra atendimentos na Vila Progresso e segue para as comunidades do Limão do Curuá e Itamatatuba

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_10.49.18.jpegEm três dias de ação na Vila Progresso, durante a 142ª Jornada Fluvial, foram registrados 1.159 atendimentos do  Programa Justiça Itinerante no Arquipélago do Bailique, quando os serviços de cidadania e jurídicos foram ofertados para a população ribeirinha. Segundo a Juíza Laura Costeira, coordenadora do programa Justiça Itinerante, esses três dias de atendimentos na Vila Progresso foram bem atípicos.

“Nós viemos com uma pauta até enxuta, tínhamos poucos processos para fazer audiência, entretanto, ao chegarmos aqui, foram surgindo outras demandas que me surpreenderam”, relatou. “Tivemos um acolhimento de uma criança de quatro anos, vítima de maus tratos; realizamos pela primeira vez aqui no Distrito uma ação de Não Persecução Penal e fizemos in loco uma entrevista pessoal de um curatelando – na qual tivemos que ir de voadeira até uma comunidade próxima onde ele residia”, destacou.

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.06.03.jpegA magistrada ressaltou ainda as demandas extrajudiciais realizadas na Vila Progresso. “Tivemos a ação ativa do Centro de Conciliação de Conflitos, onde foi uma das demandas mais procuradas no Posto Avançado, dentre elas ações de família, guarda compartilhada, pedido de alimentos e teste de paternidade”, detalhou.

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.20.33.jpegO promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria Criminal de Santana, Rodrigo Celestino, está em sua primeira Jornada Fluvial. Para ele, a participação do MP esta sendo bastante fecunda. “É uma experiência enriquecedora, visto que estou me deparando com problemas sociais que muitas vezes passam despercebidos por nós que ficamos na capital e não temos dimensão do real problema dessas comunidades que vivem tão distante, embora pertença à circunscrição do município de Macapá”, ressaltou.

 

O promotor destacou ainda os atendimentos encaminhados à Promotoria. “A parte extrajudicial foi bastante expressiva, recebi a visita de vários líderes comunitários que relataram a precariedade da falta de luz e água na comunidade e agora vou me empenhar junto às promotorias competentes buscando solucionar esses problemas”, garantiu.

 

Para o delegado Nicolas Bastos, titular da Delegacia do Interior, a Jornada é muito satisfatória, pois há uma grande dificuldade de fazer diligências investigativas no Distrito por conta da distância. “Como não temos uma delegacia aqui, fica dificultoso nosso departamento do interior se deslocar para o distrito. Além de um procedimento caro, não temos a embarcação adequada e nem uma sede para atender a população, então nessas ações itinerantes, o Tribunal nos dá todo suporte para fazermos nossas deligências”,  informa.

 

Durante a Jornada na Vila Progresso foram ofertados os serviços:

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.12.39.jpegPelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) – teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C e covid-19; regularização junto ao conselho de profissionais de enfermagem.

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.11.57.jpegPela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – Cadastro Único, entrega dos auxílios alimentação, cadastro e recadastro do CadÚnico 

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.16.48.jpegReceita Federal – emissão e correção de CPF.

 

WhatsApp_Image_2022-03-22_at_17.35.59.jpegPolícia Civil – registrou ocorrências de adolescentes com bebida alcoólica, furtos e lesão corporal.

 

Ministério Público – atuou em processos envolvendo Acordo de Não persecução Penal, furto, roubo, violência doméstica e recebeu denúncia de falta de fornecimento de serviços de água e energia.

 

Justiça do Trabalho (TRT-8) – reclamação trabalhista, auxílio para expedição do CTPS (Carteira de Trabalho da Previdência Social) e Consulta processual.

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.25.39.jpegConselho Tutelar zona Norte e Sul – desvio de conduta, conflito familiar, fuga de domicílio, negligência, gravidez na adolescência, visitas multidisciplinares, acolhimento de crianças e adolescentes, acolhimento e deslocamento de uma criança da Vila Progresso para Macapá, direcionada e abrigada na Casa da Hospitalidade para devidos cuidados.

 

Pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) – acompanhamento de penas alternativas.

 

WhatsApp_Image_2022-03-23_at_11.15.46.jpegPela Divisão Psicossocial – estudos, relatórios, entrevista domiciliar social.

 

Caesa – distribuição de kit domiciliar de Tratamento de Água (Cloro).

 

Foram entregues também RG e Cartão SUS, frutos dos atendimentos da jornada 141ª, realizada em dezembro. 

 

 

 

- Macapá, 24 de março de 2022 -

 

Texto: Fernanda Picanço

Do Distrito do Arquipélago do Bailique.

Fotos: João Magnus

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD