O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Programa de Mediação Escolar inicia nova turma do curso “Aluno Conciliador” na escola Raimunda dos Passos

curso_aluno_conciliador_1819.jpgO Programa de Mediação Escolar do Tribunal de Justiça do Amapá iniciou mais uma turma do curso “Aluno Conciliador” nesta sexta-feira (18), na Escola Estadual Raimunda dos Santos Passos, localizada no bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá. As atividades são realizadas pelo Núcleo de Práticas Restaurativas e tem como objetivo atender alunos, docentes, técnicos e comunidade em geral na resolução de conflitos, visando estabelecer a cultura da paz no ambiente escolar, prevenindo atitudes violentas e bullying.

“Iniciamos mais uma etapa desse programa que causa tantas mudanças nos alunos e na escola desde o primeiro momento. Com o tempo, vemos toda essa autonomia que os alunos desenvolvem em resolver os conflitos pessoais, na escola, na família e na comunidade como um todo”, ressalta a servidora Euzinete Bentes, coordenadora do programa.

curso_aluno_conciliador_1853.jpgO diretor adjunto e coordenador pedagógico da escola, Ronan Almeida, ressaltou os benefícios que o programa trouxe para a administração de conflitos. “Vemos, na prática, que os alunos realmente exercem o papel de mediador e conciliador na escola, com toda a liderança, protagonismo e autonomia que eles desenvolvem durante o curso. Conseguimos observar toda a dinâmica de resolução de conflitos que surgem no ambiente escolar, que são facilitadas por todos que integram o programa, tanto os alunos, quanto os professores”, explicou o servidor.

A aluna Aymara Victória, que teve um conflito familiar intermediado pelo programa, agradeceu pelas intervenções e benefícios que as mediações trouxeram para sua vida. “Quando procurei a conciliação, estava com muitos conflitos em casa, com uma dificuldade em dialogar com meus pais e via essa dificuldade também entre eles, o que refletia em mim. Com as mediações, os diálogos passaram a acontecer e as coisas começaram a melhorar”, explicou a aluna.

curso_aluno_conciliador_1851.jpgComo funciona o programa

Criado em agosto de 2015, o programa tem como primeira etapa a formação de professores como mediadores escolares. Logo após esse primeiro passo, um núcleo de mediação é instalado no interior da escola e passa a ser responsável pelo acolhimento das demandas e direcionamento de acordo com as necessidades individuais. Os novos mediadores também ficam responsáveis pela formação de alunos conciliadores, que passam a colaborar com as atividades do próprio núcleo.

- Macapá, 18 de março de 2022 –

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD