Juizado da Infância e Juventude de Macapá lança o Projeto Ação Jovem - Seguros
O lançamento aconteceu na Escola Judicial do Amapá – EJAP, na manhã desta segunda-feira (09), com a presença de participantes, familiares e representantes das instituições que integram o projeto.
Dentre outros objetivos, o Projeto Ação Jovem – Seguros pretende favorecer o processo de integração social por meio do estudo e da iniciação profissional de aproximadamente 30 jovens que cumprem medidas socioeducativas, egressos do sistema, e também jovens em risco social.
Na abertura, a juíza Stella Simonne Ramos, que é coordenadora do Juizado da Infância e Juventude e responsável pela área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas, ressaltou o esforço e as parcerias na execução do projeto, que é uma oportunidade ao desenvolvimento intelectual e profissional dos jovens.
Em seguida, o embaixador Lucien Munôz, representante da UNESCO no Brasil, organismo das Nações Unidas especializada na promoção do desenvolvimento da educação, ciência e cultura no mundo, falou da atuação da UNESCO em alguns Estados brasileiros. O embaixador vê com satisfação iniciativas que visem à inclusão e o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. “São experiências diferentes e boas ideias que podem ser copiadas em outras unidades brasileiras”.
O doutor Sérgio Moreira, interventor do SESI/SENAI, órgãos parceiros, falou que o SENAI está de portas abertas para receber os jovens e ajudá-los no processo de formação profissional. “Essa parceria que fazemos com a Justiça do Amapá, por meio do Juizado da Infância e Juventude, é o cumprimento de nosso dever. Para nós é com orgulho que abraçamos essa causa”.
O Sindicato dos Corretores de Seguros e das Empresas Corretoras de Seguros do Amapá – SINCOR, também parceiro no Projeto, esteve representado pelo presidente Manoel Coelho Neto. Ele ressaltou a luta que tem travado em defesa da dignidade do jovem. “Esse projeto é uma oportunidade, talvez, única. Por isso, nosso Sindicato quer contribuir para o crescimento profissional dos participantes”.
Ao final, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça, desembargador Constantino Brahuna, que também é presidente do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude – FAJIJ, disse que o Projeto é uma oportunidade de celebrar uma junção de esforços para promover o desenvolvimento socioeducativo do jovem amapaense. O magistrado ressaltou que vê com muita alegria a realização de um projeto arrojado, ambicioso e ousado. “Muito me alegra verificar, ainda, que a UNESCO vem estender a sua cooperação, imprescindível, para que projetos dessa natureza sejam bem sucedidos”.
A aula inaugural ficou por conta do professor Tácito Avelar e Silva que abordou a auto-estima e seus aspectos motivacionais como fatores fundamentais para a pessoa vencer na vida. A primeira etapa do projeto acontecerá no período de 09 a 27 de setembro, no horário de 8h00 às 12h00.
-Macapá, 09 de Setembro de 2013
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Plácido de Assis
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 09 Setembro 2013 09:52