Núcleo de Mediação Escolar do TJAP é inaugurado na Escola José Firmo do Nascimento
A mediação de conflitos entre alunos, pais e professores é uma ferramenta que ajuda a pacificar e democratizar a escola. Também permite que ela ofereça uma educação voltada para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de comunicação. A Justiça do Amapá sabe dessa importância e inaugurou mais um núcleo do Programa de Mediação Escolar e Social, desta vez contemplando a Escola Estadual José Firmo do Nascimento, antiga Castelo Branco, na última sexta-feira (04).
O programa, executado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (NUPEMEC/TJAP), busca promover a Paz Social dentro das escolas, com atuação na formação de estudantes, profissionais e pais na autocomposição de conflitos. Além disso, tem se mostrado uma importante ferramenta da Justiça do Amapá na preparação dos cidadãos de amanhã.
Atrelado à missão de formação, o programa também media e concilia diretamente conflitos em intervenções diretas, quando instigado a isso e verificado a necessidade pelos Núcleos de Mediação das escolas parceiras.
Formação de jovens conciliadores
A Escola José Firmo do Nascimento, com 280 alunos matriculados, possui um espaço adequado, equipe interna e se prepara para os cursos de formação de mediadores e conciliadores que serão administrados pelo TJAP. A instalação do novo núcleo foi alinhado pela coordenadora do NUPEMEC/TJAP, Euzinete Bentes, e os professores Eldo Cunha e Andrea Magalhães, representantes da escola.
“Somos incentivadores do protagonismo estudantil e formando novos conciliadores, fortaleceremos nossos protagonistas, o que vai permitir que cresçam e amadureçam com responsabilidade. Eu vejo este projeto como um progresso dentro da educação e lado social”, ressaltou Andrea Magalhães, diretora adjunta da instituição.
Presente na solenidade de instalação, o juiz e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Zona Norte, Marconi Pimenta, enfatizou que a cultura da paz é fundamental em todos os ambientes, e principalmente no âmbito escolar onde os jovens estão em formação intelectual.
“Estamos formando jovens mediadores e conciliadores de suas próprias vidas e de suas famílias, assim tornando-os multiplicadores da paz. Dessa forma, construímos uma sociedade muito melhor e com menos conflitos”, concluiu.
Macapá, 07 de março de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Atendimento a imprensa: 99170-3733
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 07 Março 2022 09:00