TJAP e EJAP promovem Curso Online de Aprofundamento Teórico e Prático de Justiça Restaurativa na semana de 07 a 11 de fevereiro
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Escola Judicial do Amapá (EJAP) realizam, no período de 7 a 11/02/2022, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o Curso On-line de Aprofundamento Teórico e Prático de Justiça Restaurativa. Com um total de 40 horas/aula e 20 inscritos (entre magistrados, assessores jurídicos, assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais), a capacitação é ministrada pelo Psicólogo Paulo Moratelli, Diretor-Executivo e instrutor na Consultoria Diálogos Transformativos.
Destinada aos magistrados e servidores facilitadores de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amapá, a iniciativa aborda os seguintes conteúdos: Diálogos e Círculos Transformativos, Peacemaking Circles (Círculos de Construção de Paz) e Conferências Restaurativas aplicados à prevenção, mediação e transformação de conflitos e crimes em situações mais complexas e/ou graves.
De acordo com Paulo Moratelli, o curso é produzido com estreita contribuição do público, chegando a um resultado customizado conforme a instituição e participantes que o integram. “Essa capacitação tem o objetivo central de aprofundar a compreensão técnica e filosófica de intervenções de práticas restaurativas, a serem usadas na mediação de conflitos com o objetivo de aprimorar essas intervenções”, explicou.
O instrutor ressalta que, ao longo da semana, será compartilhada toda a principiologia e paradigmas da justiça restaurativa no tratamento dos conflitos, “pois entendendo as razões fica mais fácil colocar em prática”. “Além disso tiraremos dúvidas teóricas e práticas”, complementou.
Segundo o instrutor, a consultoria Diálogos Restaurativos tem como objetivo ministrar cursos no campo da mediação e transformação de conflitos. Paulo Moratelli é psicólogo, facilitador e instrutor, que conta com certificação internacional por meio de parceria com a Restorative Justice International (EUA) e a Sociedad Científica de Justicia Restaurativa (Espanha).
As aulas dão cumprimento à Resolução nº 225/2016, ao Plano Pedagógico da Formação em Justiça Restaurativa, a Política de Implementação da Justiça Restaurativa do CNJ e ao compromisso doTJAP com o Programa Fazendo Justiça (CNJ), Projeto Rede Restaurativa, aceito nos termos do Ofício nº 009/2020-NPACNJ/GP/TJAP (PA nº 003727/2020).
- Macapá, 07 de fevereiro de 2022 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 07 Fevereiro 2022 11:56