O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Macapá de todos nós: Desembargador Gilberto Pinheiro abre série especial do TJAP em comemoração aos 264 anos da capital

macapa264anos_desgilbertopinheiro_1.jpgA capital do Amapá celebra na sexta-feira, 4 de fevereiro, seus 264 anos de fundação, e a história de seu progresso se entrelaça com a trajetória da Justiça, motivo pelo qual o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) homenageia e exalta a Joia da Amazônia com uma série especial de reportagens denominada “Macapá de todos nós”, aberta pelo desembargador Gilberto Pinheiro, macapaense e um dos pilares fundadores do judiciário amapaense. (CONFIRA O VÍDEO)

O “caboco” Gilberto, como é chamado, foi um dos primeiros 7 desembargadores empossados pelo então governador Annibal Barcellos para dar início à instalação da Justiça no Amapá, há 31 anos.

Naturalmente macapaense, representa uma história como a de tantos no estado, que lutaram para conquistar seus sonhos e viver com a família nesta terra. Uma luta que foi acompanhada pelo crescimento do Amapá.

"Tenho orgulho desta terra, orgulho e gratidão por ter nascido aqui", diz o desembargador.

O desembargador Gilberto Pinheiro por diversas vezes já foi o mensageiro do amor por Macapá em suas palestras, realizações e rodas de conversa. Em 2015 virou enredo da escola de samba Solidariedade, que cantou sua raízes até a chegada ao doutorado em direito na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde recebeu o título “Doutor Honoris Causa”, concedido a pessoas com destaque e mérito acadêmico.

O decano fala sobre a necessidade de mostrar ao mundo as belezas tucujus, missão pessoal que exerce com alegria. Nesta frente de trabalho, realizou seis Congressos Internacionais, sendo que o primeiro versava sobre como se pratica o direito na Amazônia, trazendo para o mencionado rincão os países da Amazônia, inclusive, juízes e membros do Ministério Público da França que exerciam suas funções na Guiana Francesa, para participarem do evento, tendo como resultado a “Carta da Amazônia”.

Realizou ainda diversas conferências pelo Brasil e no Exterior, principalmente, sobre temas ligados à Amazônia, dado seu profundo conhecimento dessa região, vivenciado por viagens e residência no interior desta belíssima terra.

“A Amazônia tem uma linda história e nós precisamos mostrar isso ao resto do Brasil e do mundo”, destaca o desembargador.

Pela sua relevância e em nome da magistratura amapaense, Gilberto Pinheiro abre esta série de histórias especiais contadas pelo TJAP.

Macapá de todos nós

A produção da série especial ‘Macapá de todos nós’ traz ao longo da semana histórias de macapaenses, de nascimento ou escolha do coração, que vivem em suas vidas o amor pela capital do meio do mundo, como uma homenagem do Judiciário Amapaense pelos 264 anos de Macapá.

- Macapá, 1º de fevereiro de 2022 -

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Marcelle Nunes

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD