Macapá de todos nós: “Eu escolhi este lugar como lar”, conta Ivson Viana, analista judiciário do TJAP

mcpdetodonos.jpegO personagem de hoje da série especial de comemoração pelos 264 anos de Macapá, produzida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), é o analista judiciário Ivson Viana, que conta sua história de vida e as conquistas em solo macapaense. Natural de Recife e residente em Macapá desde 2019, Ivson Monteiro Viana tem 31 anos e é Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de Sistemas). Essa seria a descrição resumida da vida atual de Ivson, mas ao contrário do que se pode pensar, a trajetória desse pernambucano em terras tucujus não é tão facilmente descrita. O analista carrega em si um verdadeiro amor pela capital do meio do mundo, nascido do sentimento de pertencimento que ele tem há muito mais tempo. (ACESSE AQUI O VÍDEO) 

O início

Podemos dizer que Macapá atraiu o servidor do TJAP desde a sua juventude. Seu irmão mais velho esteve na capital para um projeto com panificação e, na volta a Pernambuco, contou ao jovem Ivson sobre a cidade, foi paixão à primeira escuta. “Meu irmão veio para Macapá e ficou encantado com tudo. Contou das belezas naturais, da comida típica e naquela hora eu já sabia que era aqui que eu queria morar”, conta Viana.

Após a formatura da faculdade, Ivson começoua carreira como concurseiro e, entre os certames disponíveis, começaram a surgir oportunidades no Amapá. Antes da esperada chamada, o analista atuou como servidor em Rondônia e em Porto Alegre, mas o coração continuava pulsando em ritmo marabaixeiro. “Eu fui chamado para concursos em outros estados primeiro, mas eu já havia feito o concurso do TJAP e aguardava a hora de finalmente me considerar cidadão do meio do mundo”, conta.

Enfim, Macapá

A hora de se avizinhar do Rio Amazonas chegou. Em 2019, Ivson foi convocado para assumir a vaga de Analista no Judiciário Amapaense. Mudou-se para Macapá com a esposa e, sob o sol do Marco Zero do Equador, concebeu sua filha. Liz nasceu no início de 2020, fruto do amor de Ivson e da esposa Tailane Viana.

“Minha maior conquista é a minha filha macapaense, nascida neste município que trago com tanto carinho em minha história. Eu escolhi este lugar como lar”, ressalta o servidor.

Ele ressalta que acha que o lugar mais bonito da cidade é o Curiaú, ao pôr do sol. E registra ainda que já se delicia com açaí e camarão como um bom macapaense raiz.

Perdas e renascimento

A trajetória do nosso personagem de hoje se cruza com um momento de grande aflição mundial: a pandemia da Covid-19. Ivson esteve de teletrabalho em 2020, o que o resguardou durante todo o ano. “Agradeço muito pela sensibilidade do TJAP com os servidores, nos deixando de trabalho remoto em meio ao caos da pandemia. Graças a essa oportunidade, durante o primeiro ano da Covid-19, minha família e eu estivemos seguros”, conta.

Mas em fevereiro de 2021, a pequena Liz Viana tinha apenas 10 dias de nascida quando o analista judiciário contraiu a Covid-19 e teve desdobramentos graves da doença, passando por 40 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU), uma verdadeira viacrucis. “Fui intubado duas vezes, com 80% do pulmão comprometido e apenas 10% de chance de sobreviver”, relata Viana.

Após este momento desértico, na Páscoa veio a alta do analista e o milagre da volta para casa, junto à sua família. “Eu renasci de verdade e é importante dizer que o TJAP foi uma família pra mim neste período, se colocaram à nossa disposição, cuidaram e se preocuparam comigo como irmãos, eu jamais esquecerei”, complementa.

Poucos meses após a saída do hospital, em julho, a mãe de Ivson faleceu, ela já morava em Macapá e o analista conta que, como ele, era apaixonada pela capital. “Minha mãe amava esta cidade – o acolhimento e a hospitalidade do povo daqui é algo que sempre cativou minha família”, narrou.

Segundo Viana, todo este período de provações trouxe à luz um novo significado para sua vida. O servidor do TJAP decidiu ingressar em um programa de doutorado em Engenharia de Software na CESAR, em Recife, como forma de realizar um desejo da mãe.

“Minha mãe tinha sonhos depositados em mim. Entre eles, que eu fosse servidor da Justiça e que eu tivesse doutorado. A partida dela e a vitória contra Covid-19 me deram força para ingressar neste doutorado e para fortalecer meu amor por minha família e por Macapá”, diz.

Ivson trouxe a tia para a capital amapaense e seu planejamento é que nos próximos anos, os sogros e a cunhada já se mudem também para perto deles. “Eu quero que todos morem aqui e sintam o amor que eu tenho por este lugar”, concluiu. 

Macapá de todos nós

A série especial ‘Macapá de todos nós’ do TJAP traz ao longo da semana, histórias de macapaenses, de nascimento ou escolha do coração, que vivem em suas vidas o amor pela capital do meio do mundo, como uma homenagem do Judiciário Amapaense pelos 264 anos de Macapá.

- Macapá, 02 de fevereiro de 2022 -

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD