O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Informatização do Judiciário do Amapá garante ao usuário eficiência e qualidade na pesquisa

automacaotjap 3O Portal do Poder Judiciário do Amapá dispõe, em sua página inicial, de serviços das áreas administrativas e judiciais à disposição do usuário. O objetivo primordial é dar visibilidade às ações empreendidas pela Instituição e, também, atender o interesse do usuário que busca informação afeta ao órgão. Grande parte delas é voltada às atividades judicantes, nos âmbitos do 1º e 2º graus de jurisdição.

automacaotjap 5

Quem deseja saber, por exemplo, que evento ou ação o Judiciário vai promover encontra, logo de imediato, na página inicial. Se o intuito da pesquisa for referente à consulta rápida de processo judicial; processos seletivos para estágios; legislação e emissão de boleto de custas e depósitos judiciais; licitação, publicações, e outros mais, também encontra clicando o link correspondente.

automacaotjap 6Outro link, como o Portal da Transparência - permite à sociedade conhecer e acompanhar a transparência da gestão administrativa, orçamentária e financeira da Instituição; Ouvidoria - auxilia o usuário em caso de dúvidas. Além dos links de Serviços e Consultas. Serviços de extrema importância a quem visita a página eletrônica do TJAP.

automacaotjap 7Entretanto, se a pesquisa abranger a seara judicial, tanto das comarcas do Estado como do Tribunal de Justiça, os elementos encontram-se disponíveis, desde 2009, no Tucujuris. Ferramenta desenvolvida por técnicos da Instituição que garantiu a virtualização processual. De extrema eficiência e funcionalidade.

Ao utilizar o link Tucujuris, o interessado obtém uma gama de outros importantes serviços. O Tucujuris Web, o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e o Tucujurômetro são alguns deles. O primeiro ajuda o advogado a peticionar; o segundo, permite a parte interessada em uma ação judicial acompanhar o andamento e os atos processuais de seu interesse; o terceiro, apresenta informações de extrema relevância a quem deseja obter dados estatísticos.

Em relação a isso, diariamente, o Tucujurômetro, instrumento que indica o desempenho processual da Justiça do Amapá, em todo o Estado, informa o número de processos em tramitação em cada serventia judicial; quantidade de decisões; de julgamentos realizados; expedientes; despachos, etc. Ele mostra, ainda, o desempenho de cada Vara, seja ela, Cível, Criminal, de Família; Violência Doméstica Contra a Mulher, Juizados Especiais e Infância e Juventude. Além da variação entre o montante de processos distribuídos e arquivados.

Com essa facilidade tecnológica, o Judiciário do Amapá ganhou em velocidade e economia no levantamento de suas informações, em vista à implementação de novas políticas e ações. E, ao disponibilizar à sociedade, tem a certeza de que presta bom serviço de esclarecimento.

Macapá, 18 de setembro de 2013

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD