TJAP, IAPEN e SEJUV assinam termo de cooperação para cadastro de egressos do sistema prisional no Programa Amapá Jovem
Foi realizada na manhã de segunda-feira (13) a assinatura do termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Escritório Social do Amapá; Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) e Secretaria Extraordinária de Juventude (SEJUV), para garantir o acesso de jovens egressos, familiares e pré-egressos do IAPEN aos benefícios disponibilizados pelo Programa Amapá Jovem. O projeto pretende atender cerca de 160 beneficiários, com faixa etária entre 18 a 29 anos, assim como seus familiares.
O programa Amapá Jovem atua como instrumento de integração dos jovens para o desenvolvimento do estado, compreendendo a juventude não somente os benefícios, mas também a atuação na transformação por meio de sua integração social, promovendo aspectos humanos, sociais, culturais, educacionais e econômicos.
Durante a cerimônia, a gerente do Escritório Social do Amapá, Anne Sanches, reforçou a importância das atividades para a reintegração social dos jovens. "Esse olhar que estamos direcionando à juventude de egressos, pré-egressos e familiares é muito importante, pois trata-se de um público vulnerável. Essa oportunidade também contribuirá para que possamos realizar atividades que irão colaborar para a formação educacional e para a capacitação profissional de todos que serão atendidos pelo programa, para que, posteriormente, eles sejam inseridos no mercado de trabalho, retornando à sociedade de uma forma mais preparada”, salientou a servidora.
O juiz João Matos, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá (VEP), explicou a importância da atuação coletiva entre todos que fazem parte do sistema de ressocialização.
“Quando pensamos no sistema prisional, imaginamos que ele seja composto por pessoas solitárias, mas sabemos que todas essas pessoas possuem família, e que a maioria atua como um agente que tenta retirar essa pessoa do crime, então, é importante que todos possam atuar juntos na reintegração dessas pessoas que cumprem as medidas penais”, esclareceu o magistrado. “Precisamos celebrar esse termo como uma conquista, pois é olhando para essas pessoas que temos condições de modificar a realidade. É por meio desses projetos que alcançamos a mudança, e não por meio da violência ou do que é mais rápido e mais famoso”, finalizou o magistrado.
Participaram da assinatura do termo o juiz titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá (VEP), João Matos; a Gerente do Escritório Social do Amapá, Anne Sanches; o Secretário da Secretaria Extraordinária de Juventude, Pedro Filé; e o Diretor do Instituto Penitenciário do Amapá, Lucivaldo Monteiro da Costa. A Promotora de Justiça Maria do Socorro Pelaes e a Defensora Pública Mariana Leal atuaram como testemunhas.
- Macapá, 14 de dezembro de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Dezembro 2021 10:19