Futuros pais e mães participam do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção realizado pelo Juizado de Infância e Juventude - Área Cível e Administrativa

adocaodrastellacursotjap_1.JPG“É um amor que não tem distinção, não tem explicação. Nossa vida mudou a partir do momento que nosso filho chegou aos nossos braços”, conta a dentista Isadora Araújo. Ela e a companheira, Madara, participaram do processo para adoção e há sete meses conheceram uma nova forma de amor. O casal faz parte dos 66 inscritos que nesta manhã de quinta-feira (09), estavam presentes no Curso Preparatório para Adoção, realizado pelo Juizado da Infância e Juventude - Área Cível e Administrativa de Macapá, que visa preparar pretendentes à adoção, bem como adotantes e adotados no pós-adoção.

adocaodrastellacursotjap_2.JPGAdotar é um parto tardio. Às vezes demora alguns meses, um ano, ou até dois anos, mas não se pode desistir quando o assunto é família, pois família não desiste nunca”, disse a juíza Stella Simonne Ramos, titular da unidade, durante a abertura do curso. “Não poderíamos fechar o ano de uma forma melhor. É aqui que os novos pais e mães serão instruídos psicossocial e juridicamente para a adoção, como pede a Lei”, pontuou a magistrada.

 

adocaodrastellacursotjap_4.JPGO curso é uma das fases da habilitação, que exige ainda verificar se os pretendentes são pessoas idôneas, com condições financeiras, sociais e emocionais de acolher uma criança, conforme uma série de critérios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

A juíza explicou ainda que “ao longo do processo alguns já podem estar vivenciando a experiência da maternidade/paternidade. Durante o curso, algumas crianças já chegam as suas famílias. A espera às vezes pode ser longa, mas no caminho as coisas vão acontecendo e o Juizado da Infância e Juventude está aqui para apoiar e instruir a jornada de cada nova família”.

 

Assim aconteceu com a dentista Isadora e a tatuadora Madara Araújo, juntas há 10 anos, que na etapa final do curso preparatório já vivenciam a dupla maternidade. “Nós demos início ao processo já faz um bom tempo, fizemos todo o procedimento com o cadastro no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), com as documentações necessárias e deu tudo certo. O nosso objetivo hoje é a conclusão do curso, para que finalmente possamos ter o registro de nosso filho em nosso nome” disse Isadora.

 

Emocionadas, elas contam que a vida ficou ainda mais incrível com a adoção. “Eu sempre quis ter filhos e esperei o processo da Isadora para que estivéssemos prontas no tempo certo. Sempre cuidei dos meus sobrinhos e isso foi me preparando”, contou Madara Araújo. “É um amor inexplicável e que nos transformou. Viver a vida com nosso filho vem sendo incrível”, narrou.

 

O Curso Preparatório para Adoção prossegue nesta sexta-feira (10) e durante os dois dias são abordados os aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção, além da explanação de algumas funcionalidades do SNA que dizem respeito aos pretendentes.

 A capacitação é ministrada pela assessora jurídica Cyranete Cardoso (aspectos jurídicos), pelo assistente social Breno Rafael (aspectos sociais) e pela psicóloga Dorismar Magalhães (aspectos psicológicos). Participa também a Sociedade Amapaense de Apoio à Adoção (SAAD).

 

 

- Macapá, 09 de dezembro de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Instagram: @tjap_oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD