Novembro Azul: magistrados, servidores e colaboradores do TJAP participam de ação da campanha de prevenção ao câncer de próstata
“As luzes que serão trazidas no dia de hoje serão capazes de iluminar nossas mentes acerca da urgência de se falar em câncer de próstata e da prevenção dessa doença tão grave”, foi assim que o desembargador-presidente Rommel Araújo abriu oficialmente a ação “Novembro Azul: Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata, toque nesse assunto”, nesta manhã de sexta-feira (26). O dia, dedicado a conscientizar magistrados, servidores e colaboradores do TJAP, começou no hall da Recepção da Sede do TJAP, com a entrega de squeezes e lacinhos na cor azul, seguido de uma palestra no Plenário do TJAP com o urologista Fernando Lustosa, da UNIMED Fama, sobre o câncer de próstata. (ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA AÇÃO)
Segundo o desembargador-presidente Rommel Araújo, o momento é muito oportuno, pois a população ainda vive a pandemia da COVID-19 que acabou tirando o foco de outras doenças graves. “O isolamento, por força do vírus, trouxe uma série de consequências de natureza psicológica que, sem sombra de dúvidas, tirou a todos nós do eixo da normalidade... Por isso, é de extrema importância que principalmente nós homens, estejamos hoje aqui, conhecendo e debatendo sobre prevenção de câncer de próstata”, disse.
“Além de ser uma das diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a valorização dos servidores e cuidados com a saúde, é também uma tradição do Tribunal de Justiça do Amapá proporcionar a todos que servem a Casa da Justiça momentos como esse, de conhecimento, prevenção e de cuidados que devemos ter com nossa saúde”, afirmou o desembargador-presidente Rommel Araújo.
Logo em seguida, ao iniciar a palestra, o médico urologista Fernando Lustosa afirmou que, apesar do assunto ser tabu que muitos evitam discutir, é necessário ser abordado, conhecido e prevenido. “Precisamos todos entender o papel do homem perante a urologia, precisamos pensar em nós, mas principalmente em quem depende de nós homens como nossos familiares que nos amam, esse é um dos porquês de devermos sempre manter nossa saúde em dia”, afirmou.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é a principal causa de morte de 28% da população masculina no Brasil. E durante a palestra, o médico explicou pontos como os porquês de ir ao urologista, de fazer o check-up de saúde e sobre os medos e preconceitos que circundam o tema câncer de próstata.
“Precisamos derrubar o preconceito hoje, assim como o medo. Ambos não podem estar presentes na medicina, pois a doença é grave e muitas vezes pode levar a morte. Não existe nada mais precioso que nossa saúde plena, portanto façam os exames e incentivem outros homens também”, frisou o médico Fernando Lustosa.
Presente na palestra, o desembargador João Lages aproveitou o momento para mandar um recado para os servidores presentes “Não podemos postergar. Precisamos corrigir isso senão pode ser tarde demais. Façam o exame, não tenham medo e digam não ao preconceito. Que esse momento não seja apenas agora, que pensemos todos os meses nesse tema e cuidemos da nossa saúde e da saúde de todos que a amamos”, disse.
A Ação Novembro Azul promovida pelo Departamento de Gestão de Pessoas do TJAP acontece ainda no dia 29, em parceria com a Secretaria de Saúde de Macapá, onde será realizada uma grande ação com vacinação contra COVID-19, gripe, tríplice viral e sarampo, além de realização de eletrocardiograma, disponibilização de psicólogo, coleta de PSA e teste rápido para COVID-19.
- Macapá, 26 de novembro de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 26 Novembro 2021 11:55